Pedro Machado pede um novo paradigma para a promoção nacional e internacional

Raul Castro

“O turismo interno, numa base alargada que inclua Espanha, tem de ser a base da promoção nacional e internacional da Marca Portugal, assim como o foco das associações regionais”, defendeu Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, ontem em Leiria, na abertura do 4º Fórum do Turismo Interno “Vê Portugal”. Para o responsável, o paradigma na promoção turística e a potenciação do mercado nacional, deve passar por um mercado ibérico que representa 90 milhões de euros (Portugal e Espanha), trabalhado em conjunto, em parceria com Espanha, de forma a potenciar-se o esforço em outros mercados. “Este deve ser um caminho de consensualização inter-municipal e é um papel que cabe às entidades regionais de turismo”, indica ainda Pedro Machado, que acrescenta que este caminho também permitirá colocar os territórios do interior numa convergência.

Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, que também esteve presente na cerimónia de abertura, destacou que “a escolha de Leiria para a realização do evento é um estímulo para o trabalho que temos realizado na região”.

Outro dos presentes na sessão de abertura foi Javier Ramirez Utrilla, diretor geral Turismo da Junta de Castela e Leão, que enfatizou a necessidade do turismo de “regiões interiores” façam parte da primeira linha do turismo nacional. “É um trabalho que está a ser conseguido em Espanha, baseado na natureza, cultura, gastronomia e património”, afirmou. Exemplificando com Castela e Leão, o responsável indica que esta região espanhola cresce acima da média nacional, sendo que isso também foi verificado nos meses de verão do ano anterior, como julho e agosto.