Localizado na Beira Baixa, Penamacor é hoje um destino turístico de eleição que junta o vasto património natural à gastronomia e zonas de lazer que convidam a viver este território de uma forma genuína e única.
Situado, a norte, entre os cumes verdes da Serra da Malcata e, a sul, a paisagem singular da “Superfície de Castelo Branco”, este é um lugar privilegiado de contacto com a Natureza. E para poder usufruir em pleno sugerimos-lhe as excelentes zonas de lazer nas margens da Ribeira da Meimoa e a sua albufeira inserida na bacia hidrográfica do rio Zêzere.

Este é um lugar privilegiado de contacto com a Natureza e por isso a Serra da Malcata é sempre obrigatória. Protegida desde 1981 pois aí se encontra o habitat do lince ibérico, este é um tesouro acessível a partir da EN242, que pode explorar num veículo todo-o-terreno, bicicleta ou uma boa caminhada, havendo percursos marcados e trilhos sem grande dificuldade técnica. A rede de percursos pedestres de Penamacor convida a viver a região de forma simples, levando-o a descobrir monumentos e paisagens, bem como ter contacto com a flora e fauna aqui presentes.
Motivos não faltam para explorar esta região que convida a estar e que se empenha em bem saber receber. Pode começar por conhecer melhor a história de Penamacor, em tempos desejada por mouros, romanos e visigodos, e aqui é obrigatória uma visita ao Castelo ou Fortaleza, classificado como Monumento Nacional, e que compreende toda a área muralhada do burgo medieval. Sabia que Penamacor foi das mais importantes fortalezas da fronteira portuguesa, tendo ainda hoje monumentos que comprovam a sua importância estratégica militar.
Para poder usufruir em pleno sugerimos-lhe as excelentes zonas de lazer nas margens da Ribeira da Meimoa e a sua albufeira inserida na bacia hidrográfica do rio Zêzere. A oferta de alojamento turístico é diversificada e apelativa, permitindo uma estadia confortável e inserida na natureza.