Penha Longa inaugura novo centro interpretativo

O centro interpretativo do Penha Longa é o mais recente projeto do resort localizado em pleno Parque Natural Sintra-Cascais: “Trata-se de um espaço vocacionado para divulgar o património natural, favorecendo a compreensão da diversidade biofísica e paisagística que se gera no encontro entre a natureza e a história do lugar”, lê-se numa nota divulgada pelo Penha Longa.

Disponível para os residentes na propriedade e clientes do resort em geral, este centro interpretativo situa-se no antigo edifício do Pombal, a dois passos da entrada do hotel, e foi construído num lugar elevado que funciona como um miradouro natural: “Vai permitir ao visitante desfrutar das características biofísicas e paisagísticas da Penha Longa e fornece conteúdos de interpretação inovadores, abordando questões ecológicas, biológicas, culturais e históricas, através de uma relação direta com os elementos naturais e patrimoniais da paisagem envolvente”.

Tal como explica o resort, o novo centro interpretativo vem analisar, informar e explicar ao público em geral esse valioso património natural e cultural da propriedade.

Pequenas curiosidades do Centro interpretativo:

  • Inaugurado em maio 2021.
  • Destinado a diferentes públicos em trânsito pelo resort.
  • Divulgar o património natural, de forma clara e detalhada, favorecendo a compreensão da diversidade biofísica e paisagística que se gera no encontro entre a natureza e a história do lugar.
  • Promoção da compreensão dos valores naturais e culturais da propriedade e da sua biodiversidade, estimulando a contribuição a sua preservação e melhoria.
  • Estimular o pensamento crítico e o desenvolvimento de uma consciência ecoló-gico-cultural, contribuindo para a sustentabilidade do património a nível local e regional, e também para a tarefa de sensibilização dos hóspedes e visitantes.
  • Permitiu a requalificação patrimonial do Pombal – edificado nos anos 1870 pelos Condes de Penha Longa, segundo o modelo tradicional europeu – dotando-o de um uso digno e preservando a sua condição de edifício oitocentista.
  • Revitalização paisagística da envolvente do Hotel e a dinamização de diversas atividades de exterior, multiplicando, desta forma, a oferta turística e as valências de interpretação da natureza e da cultura deste singular Sítio Patrimonial.

Para mais informações, pode consultar aqui.