Percurso de BTT pelas Terras do Risco dá início aos passeios pelo património

Percurso de BTT pelas Terras do Risco dá início aos passeios pelo património

Categoria Agenda, Inside

A chegada dos dias mais longos e quentes são um incentivo para a prática de atividade física, tanto para aqueles que querem manter ou em alguns casos recuperar a forma a pensar no verão, como para os que optam simplesmente por usufruir da natureza. A pensar nisto, a Câmara Municipal de Sesimbra promove desde 2006, os Passeios de BTT pelo Património, que conciliam o desporto e lazer com a paisagem e riqueza patrimonial da região.

Este ano, para além dos habituais passeios de bicicleta todo o terreno, estão também programadas várias caminhadas pelo património. Os passeios arrancam, em março, com um percurso de BTT pelas Terras do Risco, no dia 5, e uma caminhada do Castelo à Ribeira, no dia 19.

Em abril, está agendado um passeio de bicicleta pela Rota dos Almocreves, dia 2, e um percurso a pé pela Chã dos Navegantes, dia 23. Pedalar pela Rota dos Dinossauros, dia 7, e caminhar ao longo da Serra do Risco, dia 21, são as propostas para o mês de maio. A iniciativa Pedalar e Caminhar pelo Património termina no dia 5 de junho, com uma caminhada desde a Azoia até às Piscinas Naturais.

A atividade é acompanhada por técnicos de desporto e da área do património, que, em cada paragem, fazem um enquadramento do local e da sua história. Cada passeio tem cerca de 20 quilómetros, um grau de dificuldade médio/baixo e dura aproximadamente três horas.