Percursos Pedestres são produto âncora do Parque Natural Regional do Vale do Tua

Quando nasceu, há 10 anos, o Parque Natural Regional do Vale do Tua, para além da componente da conservação, apostou na dinamização do turismo de natureza. A criação de uma rede de percursos foi a aposta estruturante que, ao longo dos anos, se consolidou e abriu as portas para criação de outros projetos.

Com apenas 10 anos de existência o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) foi capaz de criar as condições de contexto necessárias para que o turismo de natureza se constitua como o motor do desenvolvimento regional, sem nunca pôr em causa as necessárias medidas de conservação e preservação ambiental.

Astroturismo

A criação de uma rede de percursos pedestres homologados, 12 no total, distribuídos pelos cinco concelhos que integram o Vale do Tua (Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor), integrando as microrreservas, o património edificado e os miradouros. O sucesso destes trilhos levou o parque a promover o Tua Walking Festival, o Festival de Percursos Pedestres que está em curso este ano, que iniciou em Vila Flor, seguiu para Murça, Carrazeda de Ansiães, Mirandela e encerra, em outubro, em Alijó. Neste Festival O PNRVT trabalhou o conceito de visita de dois dias, organizando sempre ao sábado atividades culturais e ao domingo a caminhada. As inscrições esgotaram com meses de antecedência em todas as iniciativas.

O PNRVT conseguiu implementar as Portas de Entrada do Vale do Tua, espaços físicos interativos, de conhecimento e promoção do território, uma por cada concelho da área geográfica do Vale do Tua, que apesar de independentes em termos de funcionamento e gestão, trabalham de forma articulada entre si.

Birdwatching

Depois veio o projeto na área do Astroturismo, com a certificação do Céu do Vale do Tua que resultou na criação do destino “Dark Sky® Vale do Tua”. Para além da Cerificação o PNRVT apostou na formação dos agentes locais, desde os técnicos de turismo às empresas de animação, hotelaria, restauração, etc.

O mesmo procedimento, na área da formação, foi adotado na implementação do projeto de Birdwatching. Atravessando os cinco municípios que integram o PNRVT, foram implementados três percursos ornitológicos, que podem ser feitos de carro, que totalizam 250 km definidos, devidamente marcados, com sinalética orientativa e informativa.

Em cada um dos municípios foi definido um local com melhores condições de observação de aves e nesses locais construídos pequenos observatórios em madeira, integrados na paisagem, que garantem uma experiência mais discreta, cómoda e segura.

Parque estimula empreendedorismo

O PNRVT é a única área protegida do país que possui uma incubadora de empresas, através da qual já conseguiu apoios aos empreendedores como o Startup Voucher, que apoia o desenvolvimento de ideias de negócio, e o Statup Visa, que apoia a captação os investidores fora do espaço Schengen.

Através desta incubadora dezenas de projetos, essencialmente na área do turismo de natureza, se têm desenvolvido no território, criando postos de trabalho, fixando jovens talentos e promovendo a criação de riqueza, muitas vezes a partir da valorização dos recursos endógenos.

Na área do Turismo, o PNRVT tem contribuído de forma significativa para a qualificação dos empreendedores locais.