Pestana: “A necessidade de segurança, conforto e de uma pausa no confinamento tornaram o teletrabalho nos hotéis uma experiência a considerar”

A pandemia colocou várias restrições às viagens e eventos. Nos dias de hoje pouco se viaja por lazer ou negócios. Mas pode o teletrabalho oferecer novas vias de negócio para os hotéis? Começam a surgir quartos transformados em escritórios e diferentes ofertas para o segmento corporate. Será esta uma real aposta para o futuro da hotelaria? E quais as mais-valias de trabalhar a partir de um hotel? A Ambitur.pt entrevistou um conjunto de grandes cadeias hoteleiras e pequenas unidades para perceber melhor este recente “fenómeno”.

Teletrabalho no Pestana Hotel Group

O Pestana Hotel Group vai “continuar a apostar no segmento corporate”, adianta-nos Alberto Pinto, regional sales diretor para Portugal e África do grupo, “sempre com produtos adequados ao mercado local” e, agora, “em respeito com os constrangimentos decorrentes” da Covid-19.

O responsável reflete que o teletrabalho é um “conceito que já existia antes da pandemia” apesar de não ser prática recorrente em Portugal, mas que era sobretudo adotado “em casa, zonas de restauração e em espaços de coworking“. Todavia, a atual “necessidade de segurança, conforto e perspetiva de uma ‘pausa’ no confinamento” tornaram, no seu ponto de vista, “o teletrabalho nos hotéis uma experiência a considerar” que assim “pode resultar em novas oportunidades de negócio” para o setor hoteleiro.

Novo pacote de teletrabalho com day use 

Pestana Palácio do Freixo

Deste modo, além de tarifas ajustadas ao mercado local, a oferta do Pestana Hotel Group engloba um “novo pacote de teletrabalho” que “oferece uma experiência diferenciada, onde se conjugam a privacidade e segurança de um de quarto de hotel e a conveniência e possibilidade dos serviços hoteleiros”, explica Alberto Pinto. A oferta integra a “utilização diária do quarto (day use) para quem prefere maior privacidade” e está disponível nos hotéis Pestana Palace Lisboa, Pestana Palácio do Freixo no Porto e no Pestana Sintra Golf.

O day use é, segundo o regional sales diretor, um “produto inovador desenhado para dar resposta às novas necessidades do mercado”. O grupo Pestana continua a “dispor de espaços para trabalhar e reunir” e, além disso, “estão em desenvolvimento outros produtos para o mercado corporate” a serem revelados em breve.