Pestana Hotel Group lança novo curso de hotelaria

O Pestana Hotel Group e a Escola Técnica Profissional da Moita (ETPM) criaram uma equipa conjunta e acabam de lançar um projeto de caráter pedagógico em Portugal – denominado “Qualificar para Crescer”.

“Trata-se de uma iniciativa inovadora e pioneira, ao nível da formação em hotelaria e restauração, para que a Escola seja desde o início uma empresa, e vice-versa, disponibilizando uma solução há muito esperada que garante uma imersão em ambiente empresarial, ainda em contexto educativo”, pode ler-se em comunicado.

Neste projeto, cuja co-criação é do Pestana Hotel Group, os quadros Pestana têm um papel fundamental e activo no mentoring, planeamento e implementação do Curso Profissional de Técnico de Restaurante/Bar, bem como, na formação e avaliação dos 26 alunos que o frequentam na ETPM, nesta fase de piloto.

“Temos vontade de participar de forma activa na formação dos futuros profissionais do sector e o compromisso assumido aqui hoje com este projecto é a imersão imediata em ambiente empresarial real durante os 3 anos académicos, assegurando que no dia da entrada no mercado profissional em contexto laboral real os alunos estão num ambiente natural e já totalmente adaptados, em total alinhamento com as necessidades do empregador e as expectativas dos clientes. É um programa educativo que na sua génese, foi desenhado em conjunto e por isso totalmente adaptado às realidades actuais do mercado”, afirmou José Theotónio, CEO do Pestana Hotel Group.

Com início em setembro deste ano, o curso contempla um plano curricular de três anos letivos, numa média anual de 1.100 horas. Para além disso, desenvolve-se em três áreas: sociocultural, científica e técnica, onde se inclui a formação em contexto de trabalho, representando um volume global de formação de cerca de 86.000 horas.

Os recursos humanos do Pestana Hotel Group asseguram formação técnica, bem como, a realização da formação em contexto de trabalho, a desenvolver nas várias unidades hoteleiras do grupo, em Portugal e no estrangeiro, o que representará um volume de formação de 21.000 horas.

A relação já existente, desde 2011, entre o Pestana Hotel Group e a ETPM permitiu até agora que 163 alunos já tenham realizado períodos de formação em contexto de trabalho em mais de 25 unidades do Pestana Hotel Group e foi neste contexto de uma relação já existente que surgiu a ideia no seio de ambas as equipas.