Pestana Porto – A Brasileira inaugura e assinala 115 anos da cafetaria centenária

A icónica cafetaria A Brasileira abriu portas no dia 4 de maio de 1903 e, para assinalar os seus 115 anos de história, realizou-se a cerimónia inaugural do agora Pestana Porto – A Brasileira City Center & Heritage Building, que reúne não só a centenária cafetaria, como um hotel de cinco cinco estrelas e um restaurante de autor.

O evento contou com a presença de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto; António Oliveira, promotor e investidor do projeto e Dionísio Pestana, presidente do Pestana Hotel Group, entre outros convidados.

Recorde-se que o Pestana Porto – A Brasileira City Center & Heritage Building resulta de uma parceria de apoio à gestão celebrada entre a empresa OPPA – A BRASILEIRA, LDA do empresário António Oliveira e o Grupo de Dionísio Pestana, passando a integrar os canais de distribuição do maior grupo hoteleiro internacional de origem portuguesa.

Na cerimónia de inauguração António de Oliveira, presidente da OPPA SA, salientou que, “a Brasileira é para mim muito mais do que um projeto empresarial, muito mais do que uma oportunidade de negócio, muito mais do que uma experiência profissional. A Brasileira é para mim, acima de tudo, um reencontro com a minha própria memória, um reencontro com a alma do Porto, um reencontro com o mundo dos afetos.”

Para Dionísio Pestana, “muito nos honra esta parceria com o Dr. António Oliveira, estou certo de que esta é e será uma aposta ganha num destino importante para o Grupo Pestana. Sempre acreditámos no sucesso, vitalidade e dinamismo do Porto, onde estamos presentes há mais de 20 anos, e nesse sentido gostaria de salientar o trabalho na revitalização e promoção do turismo na cidade, que esperamos continue a ser desenvolvido.”

O Pestana Porto – A Brasileira City Center & Heritage Building surge da reabilitação do edifício centenário localizado na Rua Sá da Bandeira. Para além da cafetaria e do restaurante liderado pelo chef Rui Martins, o hotel conta com 90 quartos e suites distribuídos por seis pisos temáticos, relacionados com as especiarias importadas nos séculos XV e XVI durante a expansão marítima portuguesa, nomeadamente: Café, Chá, Cacau, Pimenta, Canela e Anis. Existe ainda um ginásio, salas de reuniões e um pátio francês com um jardim vertical.

Foram preservadas as características da fachada novecentista e a imagem das salas do rés-do-chão – cafetaria e restaurante – com a sua traça original, num projeto desenvolvido pela equipa de arquitetura do Gabinete APPEL, liderado pelo arquiteto Ginestal Machado, que resulta do restauro da obra do arquiteto Januário Godinho. O design de interiores ficou a cargo de Jaime Morais.

Trata-se da 7.ª unidade com a marca Pestana Collection Hotels, juntando-se ao recente Pestana Amsterdam Riverside Hotel & National Monument, ao futuro Pestana Plaza Mayor e aos nacionais Pestana Palace Lisboa Hotel & National Monument, Pestana Vintage Porto Hotel & World Heritage Site, Pestana Cidadela Cascais Pousada & Art District, Pestana Palácio do Freixo Pousada & National Monument.