Plataforma Alentejo Exclusive já está online

No dia em que se começa a comemorar em Portugal o Dia Mundial do Turismo, é lançada a plataforma Alentejo Exclusive, uma startup portuguesa que alia as tecnologias de informação ao setor do turismo, com base na criação de uma agência de viagens online.

“A plataforma está online a partir de hoje e é uma porta aberta para o mundo” anunciou José Miguel Nunes, diretor executivo da Alentejo Exclusive, esta manhã, no lançamento do mecanismo, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Segundo o responsável,  na fase inicial o projeto contou com  “24 parceiros, apesar de nos últimos dois dias já terem entrado quase duas dezenas, os quais estão à espera de aprovação, mas que na próxima semana vão ser inseridos em pacotes”. Até porque, segundo o diretor executivo,“quanto mais empresas estiverem disponíveis, mais forte se torna o mecanismo, melhor resulta, mais público abrange e mais diferenciação de produto.”

José Miguel Nunes explicou ainda que a loja online tem “uma oferta bastante abrangente em termos de região, desde o norte alentejano até ao litoral”. Além disso, o público-alvo é diversificado, tendo ofertas para todos os gostos, faixas etárias e idades, tendo disponível as gamas premium, gold e base.

A plataforma tem dois grandes objetivos. A principal batalha é a divulgação sobre a região e também, segundo o diretor executivo, “a integração da oferta turística do Alentejo, que é muito dispersa. As unidades hoteleiras estão distantes umas das outras”. Neste sentido, esta plataforma pretende “facilitar o acesso ao público”, mas também colocar os hotéis “a trabalhar em rede através do fornecimento de serviços conjuntos dos pacotes de experiências”, que estão disponíveis no site.

Outro intuito passa por “colocar o Alentejo em alguns dos mercados estratégicos internacionais”, os quais podem ter “interesse por áreas específicas e fortes no nosso turismo, como por exemplo, no turismo vinícola”, reforçou.

De acordo com José Miguel Nunes, o sistema informático do site é “único”, disponibiliza os vários pacotes turísticos e faz também uma abordagem sobre os eventos que vão acontecendo. Destaca-se ainda pela envolvência que tem com os membros participantes: “nós conseguimos envolver desde logo os parceiros para a discussão de ideias, criou-se uma comunicação constante entre ambos”.

Além disso, diferencia-se pela preocupação existente em relação à tradução dos conteúdos para espanhol e inglês, tornando-se na “única plataforma portuguesa que tem a tradução feita totalmente por mão humana”.

A ideia para o site foi impulsionada por José Miguel Nunes, que já trabalha na área do turismo há vários anos e tinha a consciência de que “o grande problema existente no Alentejo era a falta do trabalho em rede e as poucas ofertas em relação à animação”. Depois de em 2014, no Congresso Internacional de Turismo Rural, ter sido apontada a necessidade de criação de mecanismos neste âmbito, o atual diretor executivo da Alentejo Exclusive começou a consolidar a ideia que demorou dois anos a estar concluída.