Plataforma de gestão de aluguer de casas de férias israelita chega a Portugal

A Guesty, startup de Proptech Israelita, acaba de anunciar a sua chegada a Portugal. Trata-se de uma plataforma de gestão profissional de aluguer de casas de férias ou de curta duração, que permite a integração direta no Airbnb e nos principais sites de viagens do mundo como o Booking.com, HomeAway ou o TripAdvisor.

A Guesty tem como principal objetivo ajudar os administradores de propriedades a poupar tempo através da automatização e otimização de todas as tarefas operacionais associadas à gestão de propriedades, de forma a garantir que o foco está no crescimento do negócio, refere em comunicado enviado à imprensa. Através da plataforma, os clientes terão acesso a um calendário sincronizado, com todos os canais de reserva e gestão de e-mail centralizados numa só caixa de entrada; ferramentas especializadas que permitem a comunicação com os clientes 24/7; uma app móvel de gestão; processamento de pagamentos; entre outros serviços. Com o apoio da startup, os clientes podem registar um aumento de cerca de 150% na sua receita anual e uma poupança de 50 ou mais horas em média, por semana.

A startup de Proptech Israelita surgiu em 2013, fruto da necessidade pessoal sentida pelos gémeos Amiad e Koby, proprietários de apartamentos de aluguer temporário no Airbnb. Após uma tentativa de negócio de apoio aos anfitriões – que acabou por não resultar por ter pouca possibilidade de escalar, – perceberam que a solução passava por aplicar a sua experiência e conhecimentos em tecnologia num software all-in-one. Depois de submeterem a ideia ao Y Combinator – incubadora onde também foi lançado o Airbnb – e serem aceites, nasceu a Guesty.

Em março deste ano, a Guesty angariou 35 milhões de dólares numa ronda de investimento da série C, tornando-se a plataforma de gestão de propriedades de aluguer de curto-prazo com maior financiamento do mercado. Esta ronda foi liderada por Viola Growth com a participação da Vertex Ventures, Journey Ventures, Kingfisher Investment Advisors, La Maison Compagnie d’Investissement e atuais investidores TLV Partners e Magma Ventures.

Com este passo, a empresa mais que duplicou o investimento para um total de 60 milhões de dólares. Para além de utilizar o investimento para a expansão da empresa em países como Portugal, a Guesty aposta no melhoramento as capacidades do serviço, introduzindo inteligência artificial e machine learning na plataforma. A equipa de Lisboa arranca com três pessoas focadas no customer success, serviços e vendas.

“A análise estratégica da Guesty mostra que o negócio de aluguer de curta-duração é lucrativo – com um mercado de 169 mil milhões de dólares apenas em 2018, ” comenta Amiad Soto, co-fundador e CEO da Guesty. “O crescimento do mercado, graças a plataformas como o Airbnb, Booking.com, entre muitas outras, fez com que o lucro das soluções de aluguer de curta duração ultrapassasse em mais de 30% as de longa duração. Sem dúvida, Portugal faz parte desta tendência e é uma das razões pelas quais decidimos investir neste mercado.”

Inteligência artificial e machine learning
A empresa está a introduzir elementos de Inteligência Artificial e machine learning que ajudarão a melhorar o trabalho dos seus utilizadores, incluindo temas importantes como regulamentos locais.

Sobre a importância da tecnologia neste setor, Amiad Soto acrescenta que “existem cerca de 700 serviços diferentes que entram no mercado do aluguer de curta duração. Estimamos que existam cerca de 7 milhões de propriedades listadas coletivamente em plataformas de arrendamento de curto prazo, números que falam por si. A tecnologia e a IA continuam a ser disruptivas ao agir como um catalisador da digitalização de áreas tradicionais como o imobiliário e o turismo.”

Além de ferramentas de pricing dinâmicas, que permitem aos utilizadores criar regras para ajustar automaticamente os preços (como fins de semana, descontos e estadias mais longas), a Guesty também permite o agrupamento de casas de acordo com a capacidade de ocupação, preço e apresentação geral.