Plataforma HOSPES by AHP vence “European Enterprise Promotion Awards 2020”

Plataforma HOSPES by AHP vence “European Enterprise Promotion Awards 2020”

Categoria Advisor, Associativismo

A plataforma, desenvolvida pela AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, que contou com o apoio do Turismo de Portugal, é a vencedora portuguesa na categoria “Responsible & Inclusive Entrepreneurship” e está também na shortlist dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA) na categoria “Supporting the Development of Green Markets and Resource Efficiency“.

Os European Enterprise Promotion Awards (EEPA) são uma iniciativa da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pelo IAPMEI, que distingue projetos identificados como boas práticas de promoção empresarial, em várias áreas, em função do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego.

A comunicação do júri foi transmitida à AHP no passado dia 17 de setembro que referiu: “Os membros do júri consideraram que, embora tenha sido inscrita na Categoria 6, Empreendedorismo Responsável e Inclusivo, a sua plataforma foi o que procuravam na Categoria 5 (Apoio ao Desenvolvimento de Mercados Verdes e Eficiência de Recursos) e era digna de ser selecionada nessa categoria. No geral, o júri ficou muito impressionado com tantos bons projetos que demonstram inovação, criatividade e paixão pelo apoio ao empreendedorismo.”

Esta plataforma digital, que será brevemente apresentada, permite otimizar todos os projetos presentes e futuros do Programa HOSPES – Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental da Associação da Hotelaria de Portugal – e assenta em quatro pilares de intervenção (dois já existentes e dois novos): Doação de bens; Sustentabilidade Ambiental; Emprego Inclusivo; e Voluntariado Corporativo.

Nos últimos sete anos, a AHP, através do Programa HOSPES tem funcionado como catalisador entre hotéis seus associados e as IPSS com quem tem protocolo, sensibilizando a comunidade hoteleira para a importância da responsabilidade social e para a economia circular, através da AHP. A adesão tem sido crescente e, até 2019, mais de 100 hotéis doaram mais de 226.000 bens, que contribuíram para melhorar a vida de centenas de famílias.

O programa HOSPES permitiu também responder às necessidades das populações afectadas pelos incêndios da região Centro em 2017 e apoiar um hospital em Moçambique, destruído pelo furacão IDAI, em 2019. Também nestes tempos de grande dificuldade, os hoteleiros responderam aos apelos da AHP e doaram mais de 100 mil bens, nomeadamente lençóis, cobertores, almofadas e ainda bens de higiene pessoal, que ajudaram a equipar os hospitais de campanha e os centros de apoio a populações mais vulneráveis. Paralelamente, o Programa tem também em funcionamento o pilar da sustentabilidade ambiental corporativa, com vários projetos a decorrer.

Para Raul Martins, presidente da AHP, “é com enorme orgulho que a AHP recebe este prémio, que se deve à enorme generosidade da hotelaria nacional e à capacidade que a nossa Associação tem de canalizar os esforços individuais para o bem coletivo”.

Cristina Siza Vieira, CEO da associação, acrescenta que: “Este Prémio é um reconhecimento, agora à escala europeia, que vem demonstrar mais uma vez a importância deste Programa e tem ainda mais simbolismo por o setor estar a viver um dos momentos mais difíceis da sua história e poder servir de exemplo a nível europeu. A AHP, os seus associados e parceiros sabem do potencial que tem, mas estes prémios são fundamentais para crescer em dimensão e notoriedade e dar a conhecer o Programa junto da comunidade. É devido também um agradecimento especial ao Turismo de Portugal, cujo apoio financeiro para o desenvolvimento desta solução digital, no âmbito do Programa Valorizar – Linha de apoio à sustentabilidade, nos ajudou a ganhar escala.”

A Cerimónia dos European Enterprise Promotion Awards está marcada para o dia 16 de novembro.