Plataforma Portuguese Trails quer diversificar oferta turística em Portugal

Numa altura em que o turismo se destaca como setor fundamental para a economia nacional, tem sido redobrados os esforços na diversificação da oferta, através da aposta em novos segmentos que contribuam para a descentralização do turismo em Portugal.

Com esta finalidade, o Turismo de Portugal lançou, recentemente, a plataforma online – portuguesetrails.com – exclusivamente dedicada à oferta nacional no segmento de Cycling e Walking. Seja a pé ou de bicicleta, os turistas podem encontrar através desta ferramenta, mais de 140 percursos disponíveis em todo o território, 111 empresas designadas bike & walk friendly e cerca de 60 programas turísticos.

O Algarve foi o destino escolhido para o arranque do projeto-piloto, sendo que até ao final do ano será o Centro do país a juntar-se a este projeto, conforme avançou Filipe Silva, representante do Turismo de Portugal, durante a apresentação à imprensa, esta passada sexta-feira, dia 15, em São Bartolomeu de Messines, revelando que no primeiro trimestre de 2018 serão acrescentadas as outras regiões de Portugal, entre elas o Alentejo.

“Portugal é um país de caminhos”
Na apresentação desta plataforma, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, sublinhou que esta plataforma vem “combater e atenuar a sazonalidade e mostrar um outro Algarve diferente do tradicional sol e praia a que muitas vezes está associado”. Por outro lado, a responsável frisou que “Portugal é um país de caminhos”, sendo que a Portuguese Trails funcionará como “montra” para a captação de novos mercados internacionais que procura este segmento, nomeadamente a Holanda, Alemanha, Bélgica, Reino Unido, mas também EUA e Canadá.

Disponível em cinco idiomas, esta plataforma é uma das ações do projeto Portuguese Trails que o Turismo de Portugal está a desenvolver em parceria com as sete regiões turísticas do país e com as comunidades intermunicipais, associações e empresas turísticas, numa atuação concertada entre entidades públicas e privadas. Na plataforma podemos encontrar mais de 140 percursos para bicicleta e passeios a pé, 111 empresas designadas bike & walk friendly e cerca de 60 programas dirigidos aos turistas nacionais e internacionais.

Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, mostrou-se satisfeito com o lançamento deste projeto, reforçando a importância de um “trabalho consolidado em rede”, que pode atenuar a sazonalidade, associada à região. “Começámos a pensar como é que podíamos promover o Cycling e Walking na região e esse projeto surge na necessidade de encontrar soluções para o período de outubro e maio que vai ser resolvido com esta oferta e com o 365 Algarve”.

A presença dos destinos regionais e das empresas portuguesas em feiras internacionais, a organização de visitas educacionais e de jornalistas e ações de promoção nas redes sociais, são outras ferramentas da comunicação internacional do Portuguese Trails para promover a oferta consolidada e diferenciadora do destino Portugal para atividades de bicicleta e a pé, ao longo de todo o ano.

*A revista Ambitur aceitou o desafio de percorrer alguns quilómetros da via algarviana e conta como foi na versão em papel.