Plataforma que agrega  informações, produtos e serviços de Alojamento Local apresentada em Aveiro

Plataforma que agrega informações, produtos e serviços de Alojamento Local apresentada em Aveiro

Categoria Alojamento, Business

Uma nova plataforma que agrega informações, produtos e serviços de apoio aos empresários de Alojamento Local, foi hoje apresentada em Aveiro, numa conferência de imprensa que teve lugar no Aveiro Rossio Hostel e que contou com as presenças de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e Teresa Cascais, diretora da Revista de Alojamento Local e da plataforma Sítio do Alojamento Local.

O “Sítio do Alojamento Local”, assim se chama a plataforma, foi lançado em setembro.

Na ocasião, Pedro Machado destacou que esta iniciativa vem ao encontro da importância crescente que o alojamento local representa na oferta turística do país e da região. “O Centro de Portugal dispõe, de acordo com os números mais recentes, de 47 mil camas em oferta hoteleira e de 54 mil em alojamento local. Números que, por si só, justificam que nos associemos a esta iniciativa, que pode dar um contributo muito importante para a melhoria e qualificação dos serviços prestados pelos alojamentos locais”, frisou. Por outro lado, lembrou que quem recorre maioritariamente ao alojamento local é um segmento de turistas mais jovem, que é “atraído pelo turismo de Natureza, pelo turismo ativo, por se envolverem com as comunidades que visitam e que se preocupa em minimizar a sua pegada ecológica”. “O Centro de Portugal é hoje um território cada vez mais importante para estes novos turistas”, acrescentou.

José Ribau Esteves saudou o desafio lançado pelo Sítio do Alojamento Local ao município para apoiar “uma aposta inovadora e diferente, apresentada em Aveiro, terra de inovação e de diferença”. “O Alojamento Local veio dar uma grande dinâmica ao turismo”, sublinhou, lembrando que, no caso de Aveiro, “90 por cento dos pedidos de licenciamento turístico nos últimos três anos foram de Alojamento Local”, realidade que ajudou “à reanimação da cidade e Aveiro, cuja oferta cresceu não apenas na quantidade, mas também na qualidade”.

Teresa Cascais explicou que “esta plataforma nasceu para preencher uma lacuna evidenciada pelos empresários de Alojamento Local, que não dispunham, num único local, da informação, produtos e serviços de que necessitam”. “A informação que existia encontrava-se dispersa por vários sites. O Sítio do Alojamento Local agrega toda a informação existente e acrescenta-lhe valor, uma vez que estimula a partilha e colaboração entre todos os parceiros. Desta forma, otimiza o tempo dos profissionais do alojamento local, fornecendo-lhes a informação necessária para tomarem decisões e promoverem ativamente novas soluções e boas práticas, que ajudem a melhorar a atividade do seu negócio. Ao colaborar com todas as entidades interessadas, o Sítio do Alojamento Local promove e potencializa uma área de negócio que tem uma importância crescente”, considerou.

Plataforma intuitiva
A plataforma “Sítio do Alojamento Local” apresenta-se dinâmica e intuitiva aos utilizadores. O site dispõe de um conjunto de páginas organizadas por categorias, o que permite uma navegação estruturada de acordo com o contexto, facilitando o acesso rápido a informação nova, mais relevante ou procurada.

Na página principal, estão em destaque todas as questões relacionadas com as necessidades básicas dos empresários, como a contabilidade, o apoio legal e jurídico, o seguro e o livro de informações. Estas informações visam ajudar os empresários a adaptarem-se à nova Lei do Alojamento Local, que estabeleceu regras mais exigentes de acesso à atividade, nomeadamente questões relacionadas com o livro de informações, placas e seguros, por exemplo. O prazo de adaptação para os estabelecimentos já existentes é de dois anos, sendo que, em 2020, a aplicação da totalidade das novas regras já será obrigatória.

A plataforma disponibiliza ainda vários outros conteúdos, com o objetivo de dinamizar esta área de negócio. Esclarecimentos sobre onde pode candidatar-se a renovar o seu Alojamento Local e concretizar o seu projeto de sonho, o apoio dos parques tecnológicos no desenvolvimento de novas ideias de negócio, ou as candidaturas aos prémios de Alojamento Local 2020 são alguns dos conteúdos em evidência.

Foto: Pedro Machado (Turismo Centro de Portugal), José Ribau Esteves (CM Aveiro) e Teresa Cascais (Sítio do Alojamento Local)