Politécnico de Leiria promove debate: A Imagem e a Sustentabilidade dos destinos turísticos

Politécnico de Leiria promove debate: A Imagem e a Sustentabilidade dos destinos turísticos

Categoria Agenda, Inside

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e o Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação Turística (CiTUR) do Politécnico de Leiria, mentores do Congresso Internacional do Turismo, apreentam a décima edição do encontro para o Equador, que começa hoje e termina no dia 15 de novembro na Universidade das Forças Armadas, em Quito.

“A Imagem e a Sustentabilidade dos destinos turísticos” é o tema principal que visa o debate sobre as experiências nacionais e internacionais sobre políticas de valorização turística no que se refere a territórios, competitividade, sustentabilidade, marca e marketing.

“É um motivo de orgulho termos este ano a realização deste “nosso” Congresso no Equador. É o reconhecimento internacional de um trabalho que temos dinamizado em prol do Turismo, um setor com um crescimento visível, sobretudo no nosso País», realça Paulo Almeida, diretor da ESTM do Politécnico de Leiria. “Importa analisar as grandes questões e desafios que esta área nos tem colocado, principalmente em contexto internacional, onde é possível a partilha e discussão de experiências, que podem gerar estratégias a implementar no futuro”, salienta o professor.

Paulo Almeida, Verónica Oliveira, Anabela Almeida, João Paulo Jorge, João Emanuel Costa e Luís Lima Santos integram a comitiva do Politécnico de Leiria que participa no X Congresso Internacional de Turismo no Equador.

De acrodo com a nota enviada, este encontro pretende discutir novas perspetivas sobre o turismo e desenvolvimento regional, analisar a importância das atividades turísticas e o seu impacto nos aspetos económicos, sociais, culturais e ambientais, no panorama regional, nacional e internacional, bem como promover um fórum aberto para abordar a estratégia de destinos turísticos e a sua gestão.

O programa das conferências inclui temas como “Marca de destino”, “Novos produtos turísticos”, “Comportamento do Consumidor no Turismo”, “Gestão de Recursos Turísticos”, “Empreendedorismo, inovação e criatividade no Turismo” ou “Turismo costeiro e marítimo”. O Congresso Internacional de Turismo destina-se a académicos, investigadores, empresários, políticos, decisores e profissionais da área.

Nas últimas décadas, o setor de viagens e turismo tornou-se uma das principais atividades da economia mundial, pelo que é fundamental desenvolver o turismo de forma sustentável com o objetivo de melhorar a experiência dos turistas e manter os destinos turísticos. Com a forte competitividade entre os destinos turísticos, é crucial a elaboração de uma imagem única e atraente para os mesmos.