Politécnico de Leiria reforça oferta formativa na área do Turismo com novo mestrado em Gastronomia

Politécnico de Leiria reforça oferta formativa na área do Turismo com novo mestrado em Gastronomia

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria acaba de reforçar a sua oferta formativa na área do Turismo com a abertura do novo mestrado em Gastronomia, já no próximo ano letivo 2020/2021. O novo ciclo de estudos da ESTM aposta numa formação especializada que visa responder à constante evolução da área da gastronomia e restauração.

Com uma forte componente prática e multidisciplinar, o novo mestrado em Gastronomia combina métodos que promovem a criatividade e a autonomia dos profissionais da área da restauração, hotelaria e produção alimentar, que lhes permitirá diferenciarem-se pelo domínio de técnicas e conhecimentos de cozinha, pastelaria e padaria, assim como pela aplicação do conceito de food design. Além de uma perspetiva sobre os elementos culturais que influenciam a culinária, este ciclo de estudos integra no seu plano curricular uma componente científica que aborda as reações químicas nos alimentos e a segurança alimentar.

A par do novo mestrado em Gastronomia, a ESTM conta com mais quatro mestrados na área do Turismo: Gestão e Direção Hoteleira, Marketing e Promoção Turística, Turismo e Ambiente e Gestão e Sustentabilidade no Turismo, este último lecionado em língua inglesa, além das licenciaturas em Turismo, Marketing Turístico, Gestão Turística e Hoteleira, Gestão da Restauração e Catering, Gestão de Eventos e Animação Turística, todas com certificação TEDQUAL da Organização Mundial de Turismo (OMT). Destaca-se ainda a pós-graduação em Wine Business, com foco na cadeia de negócios do vinho e da vinha, em Portugal e no estrangeiro, integrando o marketing, a gestão, a viticultura e a enologia, e o enoturismo.

No âmbito dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) no domínio do Turismo, a ESTM oferece também os cursos de Animação em Turismo de Natureza e Aventura, Cozinha e Produção Alimentar, e Gestão Hoteleira e Alojamento, que, para além de uma desejada integração profissional, proporcionam a continuidade de estudos em licenciatura. Neste nível de ensino destaca-se o TeSP em Marketing Digital no Turismo, que visa formar profissionais capazes de planear e gerir estratégias e ações de marketing digital com recurso a novas tecnologias, no setor do turismo.

Este artigo foi publicado na edição 329 da Ambitur.