Desde 1998, que esta lavandaria industrial de Braga se alia à hotelaria e à restauração na zona Norte para garantir diariamente a limpeza e a durabilidade das suas roupas.
“A PomPom está cá, a PomPom está estável, a PomPom está pronta”, é assim que se apresenta esta empresa familiar que surge em 1992, primeiro com uma lavandaria ao público, dedicada ao tratamento de roupas delicadas, e que, em 1998, expande o negócio para uma lavandaria industrial para atingir novos mercados: hotéis, motéis e restaurantes, que procuram um serviço cuidado e de qualidade para as suas roupas.
Ambas as unidades ficam no distrito de Braga, sendo que a industrial, situada em Rendufe, Amares, atua essencialmente junto do mercado da zona do Porto, contando agora com 32 a 35 clientes diários, além dos clientes semanais e dos sazonais, como quintas e espaços de turismo rural, que procuram a lavandaria nas alturas de maior pico nas taxas de ocupação, como é o caso do Verão.
Empregando, atualmente, 52 pessoas, esta lavandaria garante que o sucesso foi-se construindo com base no “passa a palavra”, trazendo assim novos parceiros, que chegaram até à Lavandaria através de recomendações. A verdade é que alguns dos clientes, como grandes hotéis, já confiam na Pom Pom Branco há mais de 10 anos.
A maioria dos clientes são hotéis de quatro e cinco estrelas, sendo apenas 10% clientes ligados ao setor da restauração, daí haver uma correlação entre os picos de taxas de ocupação com os picos de trabalho na lavandaria industrial.
Estando a hotelaria a crescer no Grande Porto, leva os novos players do mercado à procura de uma lavandaria que seja uma parceria estratégica na limpeza e manutenção das peças, de forma a garantir uma maior durabilidade das mesmas. Além disso, garante a Pom Pom Branco, o recurso ao seu serviço poderá ser mais uma vantagem económica para o próprio hotel, sendo que o mesmo não precisa de ter mais custos, no seu espaço, com a preparação das roupas.
Entre outras recomendações essenciais, a Pom Pom Branco aconselha os seus parceiros a fazerem pares de stock que permitam um funcionamento confortável da operação do Hotel.
A PomPom Branco oferece um serviço simplificado, querendo ser uma mais valia para os seus parceiros. A carrinha da lavandaria passa diariamente nas unidades dos seus parceiros, sempre dentro do mesmo horário, recolhe a roupa suja e, no dia seguinte, disponibiliza-a lavada, pronta a ser utilizada.
Para continuar a ser uma referência no setor onde atua, a Pom Pom Branco aposta na Christeyns como o seu parceiro de lavagem e higienização. Sendo esta, uma das melhores marcas de detergentes a nível mundial, de forma a garantir a durabilidade da roupa ao seu parceiro.
Como garantia deste sucesso, a lavandaria teve em 2023 um ano próspero de negócios. Investiu em maquinaria especializada, munindo-se de capacidade de resposta para a procura crescente do setor hoteleiro.
Dentro das práticas de sucesso que a PomPom Branco se tem esforçado para prestar e manter, não podem faltar as práticas sustentáveis que são, sem dúvida, uma preocupação, tanto dos parceiros hoteleiros como da PomPom Branco.
Neste caso, a lavandaria revela que o seu mais recente investimento, feito no ano passado, é exatamente neste sentido de tentar combater os desperdícios de água e ainda reaproveitar as fontes de calor e de energia.
O objetivo é, assim, que a sustentabilidade seja um pilar a longo prazo na PomPom Branco, reduzindo cada vez mais a sua pegada ecológica.
Todavia, a empresa, neste sentido, já se considera bem posicionada no seu setor, seja em termos de painéis solares ou em termos de aproveitamentos de água, um dos recursos que uma lavandaria mais gasta: “tudo o que podemos fazer, tem sido feito de forma a caminharmos para um futuro mais ecológico”, frisa a Pom Pom Branco.
A Pom Pom Branco dedica-se à lavagem industrial, manutenção de roupas e peças delicadas para serviços de maior escala, como hotéis, restaurantes e motéis, mas também oferece lavagens para o público numa lavandaria mais pequena, em Ferreiros, Braga.
Pode contactar através do email [email protected] ou do número fixo +351 253 991 752. Para mais informações poderá aceder ao website https://pompombranco.pt/.
*Por Diana Fonseca, artigo publicado na edição 346 da Ambitur.