Ponta Delgada acolhe conferência “Açores 2017: no rumo do turismo sustentável”

Sob a iniciativa da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo do Governo Regional dos Açores, a cidade de Ponta Delgada, nos Açores será palco de umas das maiores conferências nacionais sobre turismo sustentável. Decorrerá nos próximos dias 5 e 6 de dezembro. Este evento enquadra-se numa estratégia clara de reforçar o posicionamento estratégico do destino Açores como turisticamente sustentável e resiliente face aos desafios globais que se nos apresentam. A importância de preservar o nosso património natural e cultural, de ao mesmo tempo criar riqueza equitativa e duradoura, de atender aos imperativos internacionais de governação climática rumo a uma economia global de baixo carbono e do aumento da pressão populacional no planeta e na região, serão amplamente referidas e debatidas.

A conferência contará com a presença de vários oradores regionais, nacionais e internacionais que irão abordar o posicionamento atual dos Açores e de Portugal no setor do turismo e revelar soluções para o futuro, apresentando exemplos de destinos com práticas sustentáveis e os melhores casos de estudo, tanto a nível de mobilidade, educação, alojamentos e operadores turísticos, como também a nível de governação, certificação ou monitorização.

Luigi Cabrini, líder de várias iniciativas a nível global sobre o Turismo Sustentável e presidente do Global Sustainable Tourism Council (GSTC), David Simmons, responsável pelo programa de Turismo na Universidade de Lincoln, na Nova Zelândia e coordenador de certificações da Earthcheck em diversos destinos e Lorenzo Ocampo, responsável pela certificação da região de Huatulco, no México, vão ser alguns dos oradores presentes.

O evento contará também com a presença de várias entidades associadas ao turismo no arquipélago com práticas sustentáveis. É o caso do Café da Fajã dos Vimes, onde a produção e venda de café em grão, dentro de bolsas feitas em tear no local ou da Aldeia da Cuada, que levou à recuperação de uma aldeia abandonada, revitalização de espaços rurais e conceito eco-nature.

Consciente das características que tornam os Açores tão diferentes e peculiares a nível mundial, a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo juntou-se à celebração do Ano Internacional do Turismo Sustentável. “É uma honra receber figuras tão ilustres desta área no nosso arquipélago e ter o privilégio de apresentar os projetos pioneiros que temos desenvolvido”, afirma Marta Guerreiro, secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores.

O evento irá realizar-se no Nonagon, o primeiro Parque de Ciência e Tecnologia da Região Autónoma dos Açores e já se encontra esgotado. O espaço funciona como agente catalisador de pioneiro na implementação da prática de Green Meetings.