Pordata Municípios disponibiliza informação sobre Turismo

A Pordata, projecto da Fundação Francisco Manuel dos Santos, passa a  incluir a partir de agora dados e factos sobre o sector do Turismo ao nível municipal.  Para Maria João Valente Rosa, responsável pela Pordata, “este é mais um contributo para melhor conhecermos Portugal, desta vez pela lupa dos seus municípios e regiões e num sector como o Turismo que é um dos mais relevantes para a economia nacional”.

“Quais são as regiões do país com maior oferta turística”, “Quais as regiões mais atractivas para os estrangeiros” e “Que territórios ganham mais com os alojamentos turísticos” são apenas algumas das perguntas cujas respostas podem ser obtidas através de um consulta em www.pordata.pt/Tema/Municipios/Turismo-84.

No Verão de 2013, o tema Turismo entrou na Pordata Europa, o que permitiu comparar o turismo em Portugal com 28 outros países da União Europeia. No Verão de 2014, o tema Turismo entrou na Pordata Portugal, possibilitando uma visão mais pormenorizada ao nível nacional, com novos indicadores e com um âmbito temporal mais alargado. Agora, em pleno Verão de 2015, é a vez do tema Turismo entrar na Pordata Municípios.

Portugal contava em 2013 com 2008 estabelecimentos hoteleiros

Os dados revelados indicam que, em 2013,  existiam 2008 estabelecimentos hoteleiros em Portugal, dos quais, 1039 são hotéis. Lisboa e Algarve são as regiões que mais estabelecimentos acolhem, totalizando 1/3  do total, ou seja, cerca de 37,5%.

No que respeita ao número de estabelecimento hoteleiros por município, destacam-se as cidades de Lisboa (205), Albufeira (144) e Porto (99). A completar o top 10 estão Funchal, Loulé, , Ourém, Portimão, Cascais, Lagoa e Lagos.

Segundo os dados, as regiões com maior percentagem de hóspedes estrangeiros são a Região Autónoma da Madeira, Algarve e Área Metropolitana de Lisboa. Embora a preponderância de estrangeiros não se verifique em todos os municípios, nestas 3 regiões certos municípios atingem valores superiores a 70%, como é o caso de Santa Cruz, Vila do Bispo (Algarve) e Lisboa.

Nas regiões do Norte, Centro e Alentejo já são os portugueses os principais ‘clientes’ . Nestas regiões, os municípios com percentagem de estrangeiros mais baixas são: Valpaços (Norte) com 1% de estrangeiros, Pedrógão Grande (Centro) com 0% e Nisa (Alentejo) com 3%, em 2013.

Comparando 2009 com 2013, apenas 54 dos 308 municípios do país verificaram um aumento nos proveitos com dormidas nos estabelecimentos hoteleiros. No entanto, no que diz respeito aos proveitos totais desses estabelecimentos – que, para além das dormidas, também incluem refeições ou outros serviços – foram menos os que ganharam neste período de tempo: no total são 47 municípios. O município que mais que ganhou neste período é Olhão no Algarve e os municípios que mais perderam estão no interior: no caso dos Aposentos foi Idanha-a-Nova e no caso dos proveitos totais foi Alcanena.