Portal de Informação Turística da NOS é case study no Congresso Mundial de Destinos Inteligentes

No próximo dia 26 de junho, a NOS participa no II Congresso Mundial da OMT (Organização Mundial de Turismo) de Destinos Turísticos Inteligentes. O objetivo é dar a conhecer o contributo da plataforma Portal de Informação Turística para que Portugal continue a trilhar, de forma sustentada e estruturada, o seu caminho enquanto destino turístico de eleição na era da transformação digital.

João Ricardo Moreira, administrador da NOS Comunicações, é orador na Smart Talk “Destinos a caminho da Transformação Digital”, num painel em que se irá debater a necessidade de criar destinos turísticos sustentáveis aproveitando os recursos da digitalização e outros avanços tecnológicos.

O responsável da operadora portuguesa levará a Oviedo como exemplo desta otimização de recursos a plataforma Portal de Informação Turística. Através desta ferramenta pioneira e inovadora baseada em Data Analytics, é possível, identificar oportunidades e desafios para robustecer as estratégias de planeamento e gestão turística a nível nacional, regional ou local.

“O sector do turismo em Portugal conquistou um forte dinamismo e crescimento nos últimos anos, sendo hoje um case study internacional. Deste crescimento advêm grandes oportunidades mas também desafios que devem ser aprovisionados de forma a assegurar uma rota de sustentabilidade a curto, médio e longo prazo, para o Turismo nacional, uma área que a NOS considera crucial para o desenvolvimento económico e coesão social em todo o território”, defende João Ricardo Moreira.

Lançado em outubro, o Portal de Informação Turística da NOS foi criado com o objetivo de disponibilizar a decisores, entidades e empresas ligadas à indústria do Turismo uma ferramenta prática e acessível de gestão inteligente de dados agregados e anonimizados sobre a presença de turistas estrangeiros, fluxos e previsão da procura de Portugal como destino turístico.

Entre os indicadores disponíveis na plataforma é possível aceder a indicadores estatísticos como Pressão, Densidade e Diversidade Turísticas, e outros como Atração Almoço e Jantar, Retenção Noturna, Weekenders e Sofisticação Digital, e segmentar por região e concelhos.

Organizada pela OMT, em parceria com o Governo de Espanha e o Governo do Principado das Astúrias, o II Congresso Mundial da OMT de Destinos Turísticos Inteligentes, decorre em Oviedo, Espanha, entre 25 e 27 de junho, reunindo especialistas internacionais do sector com o propósito de apresentar e debater novos modelos e estratégias para o Turismo no século XXI com base em inovação, tecnologia, sustentabilidade, liderança e acessibilidade.