Portimão terá “assistentes de praia” para que “o areal possa ser usufruído quase na totalidade”

A época balnear inicia-se já amanhã, dia 6 de junho, na região do Algarve, e Portimão prepara-se para dar as boas-vindas aos turistas que, nas suas praias, serão recebidos por “assistentes” que lhes indicam a zona mais livre e tranquila onde vão poder passar os seus dias de verão. 

Isilda Gomes

No que respeita às praias, “as regras são muito rigorosas e são mesmo para cumprir”, garantiu Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, durante mais um webinar da Ambitur “Algarve no Horizonte”, que contou com o apoio da Região de Turismo do Algarve. Para tal, serão colocados ao dispor todos os meios necessários para que “as pessoas sintam segurança nas praias”, nomeadamente, com o reforço da sinalética e do número de nadadores-salvadores, incluindo nas áreas não concessionadas, até “para que o areal possa ser usufruído praticamente na sua totalidade”.

Além disso, a autarquia contratou cerca de 25 “assistentes de praia”, ou seja, jovens que “vão acolher os cidadãos, orientar e informar” de qual o espaço que está mais livre para que “possam optar por áreas de segurança”. Isilda Gomes recorda, ainda, que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) criou a app “Info Praia” que permite saber o número de pessoas que estão naquele momento em determinada praia.

A autarca afirma que “se não cumprirmos as regras, por muito que as autarquias façam, naturalmente não evitamos o contágio” e que isso é o “pior” que pode acontecer para a imagem da região. “Neste momento, o Algarve tem uma imagem fantástica por toda a Europa e mundo. É considerado um dos destinos mais seguros para passar férias”, descreve. Portimão encontra-se de “braços abertos” para “acolher os turistas e todos aqueles que nos queiram visitar” e “proporcionar-lhes umas férias seguras”.

[ot-video][/ot-video]