Portimão: “Vamos ter animação este verão” e procurar ser “o mais criativos possível”

A presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, participou ontem no Webinar da Ambitur.pt, que contou com o apoio da Região de Turismo do Algarve e se debruçou sobre esta região. A responsável defendeu a importância da reabertura da atividade turística — cumprindo todas regras — numa “região turística de excelência” que vive essencialmente do setor.

A autarca assegura que Portimão, e a região do Algarve, trabalharam “muito” para que “o confinamento dos cidadãos fosse uma realidade e conseguíssemos ultrapassar a fase da pandemia”, o que avalia de “um trabalho muito bem feito” pelo número reduzido de novos casos no Algarve.

Mas agora a realidade é outra e a autarquia trabalha, no sentido contrário, para “tentar desconfinar as pessoas convencendo-as a cumprir as regras de segurança” na medida em que, para Isilda Gomes, chegou “o momento de retomarmos a nossa atividade”. A presidente da CM de Portimão entende que o Algarve é uma “região turística por excelência” e que vive praticamente dessa “mono-economia”, pelo que importa “preservar o mais possível a nossa capacidade de resposta na área do turismo”.

Na sua opinião, esta crise deu a oportunidade às autarquias de “nos aproximarmos ainda mais do nosso tecido económico, de conhecermos ainda melhor as suas dificuldades e tentarmos mitigar esses problemas”. Desta forma, no início da abertura da restauração e do comércio, a Câmara Municipal de Portimão procedeu à distribuição de kits — com viseiras, máscaras, luvas e gel desinfetante — pelos empresários da cidade para os “ajudar a criar as tais regras de segurança sem terem de fazer um investimento inicial”. Mas, efetivamente, o maior investimento da autarquia foi a isenção do pagamento das esplanadas: “Autorizámos o seu alargamento para compensar a redução do número de mesas no interior dos restaurantes”, como explica a autarca.

“Vamos ter animação”

Isilda Gomes garante que, dentro dos limites impostos pela Direção-Geral de Saúde (DGS), Portimão terá “animação” durante o verão. Embora não sejam aqueles “grandes festivais”, como o Festival da Sardinha e o Afro Nation que estavam agendados e foram cancelados, “vamos ter programas culturais”.

A autarca refere que “vamos todos ser o mais criativos possível” e que “há empresários que já estão a trabalhar e a apostar noutros nichos, de modo a não pararmos também neste aspeto”. O que preocupa, neste momento, a Câmara Municipal de Portimão é que “os jovens procurem outros espaços alternativos com menos segurança”.

[ot-video][/ot-video]