Porto apresenta uma nova marca “constituída por muitas componentes””

A&Câmara Municipal do Porto apresentou ontem a nova imagem gráfica da cidade, concebida por Eduardo Aires, que pretendeu reunir na marca Porto todos os elementos do município. De acordo com Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, esta é uma marca &constituída por muitas componentes&, &onde já estão o vinho, o futebol, o rio, o mar, os templos de cultura, religiosos e institucionais e o património imaterial riquíssimo, que são as nossas tradições, as nossas festas e o nosso carácter&. &Queríamos ter uma imagem que juntasse o Porto todo. E de facto é esta descrição, é Porto ponto&, acrescentou o responsável, em referência ao ponto que se segue ao nome da cidade na nova imagem, colorida a um azul e branco ligado ao azulejo. Por seu lado, Eduardo Aires explicou à Lusa que este &rosto novo para a cidade que se exprime na palavra Porto apela simultaneamente a algo que já existe há muito tempo&, ou seja, &nesta palavra está um Porto novo muito antigo&. &Também a cor foi um aspecto fundamental da proposta. As igrejas e os edifícios revestidos de azulejos ocupam um lugar dominante no imaginário dos portuenses e dos visitantes. O azulejo cativou-nos por ser uma espécie de retrato estático da vida urbana. Os painéis de azulejos são contadores de histórias&, referiu Eduardo Aires.