Porto Cruise Terminal estreia o primeiro embarque e desembarque simultâneo de passageiros

O Porto Cruise Terminal, construído para poder receber navios de maior dimensão e realizar grandes operações de ‘turnaround’, estreia, no próximo domingo, dia 25 de março, o primeiro embarque e desembarque simultâneo de passageiros. Será a primeira vez que um navio termina uma viagem e começa outra a partir de Matosinhos.

No total, serão mais de 200 passageiros, sobretudo de nacionalidade brasileira, que irão terminar a sua viagem neste porto logo pela manhã do próximo domingo. No mesmo dia, será a vez de cerca de 250 portugueses embarcarem numa viagem rumo à Alemanha.

“A operação terá um elevado impacto na economia da região, com a pernoita nas cidades envolventes de muitos turistas que neste dia vão embarcar ou desembarcar da sua viagem”, refere a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo em comunicado

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, irá presidir à cerimónia que assinala o primeiro ‘turnaround’ no novo terminal de cruzeiros. A assinalar o evento estarão, igualmente, Guilhermina Rego, presidente do Conselho de Administração da APDL; Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos; Bud Darr, Vice-Presidente do MSC Group e Eduardo Cabrita, diretor geral da MSC Cruzeiros em Portugal.

Recorde-se que, com um investimento de 50 milhões de euros, o Porto Cruise Terminal foi inaugurado em 2015 e teve como objetivo preparar este porto para receber navios de maior dimensão e possibilitar as operações de ‘turnaround’.

Desde a abertura do novo cais, em 2011, o novo terminal de cruzeiros recebeu já 256 escalas e mais de 365 mil passageiros, esperando este ano alcançar o melhor resultado de sempre na atividade de cruzeiros, com 113 escalas e mais de 115 mil passageiros já confirmados, o que representa um aumento, face ao ano anterior, de 13% e 20%, respetivamente.