Porto de Lisboa promove visitas gratuitas às Gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde D’Óbidos 

Porto de Lisboa promove visitas gratuitas às Gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde D’Óbidos 

Categoria Destinos, Explore

A Administração do Porto de Lisboa (APL) vai passar a abrir a Gare Marítima de Alcântara e a Gare Marítima da Rocha Conde D’Óbidos, para “visitas gratuitas no último final de semana de cada mês”, anuncia o Porto de Lisboa em comunicado.

Esta iniciativa do Porto de Lisboa, que tem início no fim de semana de 27 (das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00) e 28 (das 10h00 às 13h00) de julho, vai permitir à população de Lisboa, bem como aos seus visitantes e turistas, “redescobrir e apreciar os murais de Almada Negreiros, que decoram o interior das duas gares marítimas que raramente têm estado disponíveis ao público, nos últimos anos”, lê-se na informação enviada à imprensa.

Para Lídia Sequeira, presidente da APL “é um grande motivo de orgulho possibilitar à cidade de Lisboa a fruição destes fantásticos exemplares da arte portuguesa contemporânea, as famosas pinturas de José de Almada Negreiros”. A responsável sublinha ainda que “a Administração do Porto de Lisboa dá assim mais um passo no esforço de envolver os lisboetas com os espaços do porto e com a sua frente ribeirinha”.

Os magníficos painéis da Gare Marítima de Alcântara, com dois trípticos e duas composições isoladas (inauguradas em 1943) e da Gare Marítima da Rocha Conde D’Óbidos, com seis painéis (em 1949), constituem o expoente máximo da pintura mural de Almada Negreiros e refletem a sua originalidade, com evocações de cenas marítimas, fluviais e ribeirinhas.