Porto de Lisboa regista 154 escalas de navios de cruzeiro nos primeiros seis meses do ano

A acompanhar o reinício global da indústria de cruzeiros, que continua a ganhar impulso positivo, o Porto de Lisboa registou, durante o primeiro semestre do ano, um total de “154 escalas de navios de cruzeiro”, o que representa um “crescimento de 5% face às 147 escalas contabilizadas no período homólogo de 2019”. Este aumento do número de escalas foi determinado pelo “crescimento de 43% das operações em turnaround (viagem iniciada ou terminada no porto de Lisboa)”, refere a Administração do Porto de Lisboa, num comunicado.

“O crescimento das viagens de turnaround é uma consequência das excelentes condições do porto, nomeadamente o Terminal de Cruzeiros de Lisboa que oferece as melhores condições para acolher navios e passageiros de cruzeiro, mas também do potencial elevado que a cidade de Lisboa lhe confere, em especial com a sua beleza, o seu património e com a sua localização no cruzamento das principais rotas – Mediterrâneo, Báltico, transatlântico, Atlântico”, declara Ricardo Medeiros, administrador do Porto de Lisboa.

Para o responsável, “a localização do Porto de Lisboa confere-lhe vantagens acrescidas relativamente a outros portos no que respeita ao início da época de cruzeiros no Mediterrâneo e às viagens de reposicionamento”.

De acordo com a mesma nota, de janeiro a junho de 2022 verificou-se um “aumento do número de navios de cruzeiro a operar no Mediterrâneo e ilhas atlânticas – 209 em 2022 contra os 193 em 2019– as duas principais áreas de influência do Porto de Lisboa”. De facto, “a grande maioria das operações de turnaround foi realizada por navios em viagens pelas ilhas atlânticas ou pelo Mediterrâneo com início e/ou fim em Lisboa”, destaca a nota.

O primeiro semestre do ano ficou, ainda, marcado pelos “13 navios de cruzeiro que escalaram o Porto de Lisboa pela primeira vez”, destacando-se o “Silver Dawn pelo facto de ter sido batizado em Lisboa no dia 31 de março, o Valiant Lady, o AIDAcosma e o Celebrity Beyond, por também terem entrado ao serviço em 2022 e de Lisboa ter sido incluída nas suas viagens inaugurais”.

A maioria destes navios também merecem especial destaque porque dispõem de “novas tecnologias ambientais que contribuem para a descarbonização do transporte marítimo”, desde estarem equipados com “ligação de energia shore-to-ship”; ou serem “movidos a gás natural liquefeito (GNL)”; ou disporem de “motores híbridos”; disporem de “sistemas de limpeza de gases de escape” e “sistemas avançados de tratamento de águas residuais”, afirma a Administração do Porto de Lisboa,

Além da estreia de navios, foram dois os operadores que também se estrearam no Porto de Lisboa, a Virgin Voyages, e a Scenic Luxury Cruises & Tours, estando prevista a estreia de mais operadores no segundo semestre, aliás, o ano de 2022 é, também, o ano das novas companhias de cruzeiro, prevendo-se a estreia de cinco novas empresas no setor de cruzeiros.

Analisado o primeiro semestre de 2022 por meses, “março merece especial destaque, por ter sido o melhor de sempre em escalas e passageiros de cruzeiro no Porto de Lisboa”, totalizando “27 escalas e 29 617 passageiros”, lê-se na nota.

A indústria de cruzeiros está a voltar em força, com 365 navios de 83 companhias de cruzeiro já a operar em junho 2022, e caso as previsões se confirmem, a atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa registará, em 2022, um total de 330 escalas e de 450 mil passageiros, o que significará um crescimento de 6% em termos de escalas face a 2019.