Porto do Funchal deve crescer 11% nas escalas de cruzeiros em 2015

Porto do Funchal deve crescer 11% nas escalas de cruzeiros em 2015

Categoria Business, Transportes

Numa altura em que a época de cruzeiros se desloca para o norte da Europa e Mediterrâneo, iniciando-se na Madeira aquele que é considerado o período mais baixo de escalas, as previsões da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) apontam para um “total anual de 315 escalas, totalizando um aumento de 11%” face ao ano anterior, refere a mesma fonte.

O movimento de navios e de passageiros no porto do Funchal cresceu no primeiro semestre deste ano, quando comparado com igual período, 5,48% e 18,9%, respectivamente. Já para o segundo semestre deste ano a estimativa é de 161 escalas no porto madeirense.

Estas escalas podem representar 583 mil passageiros, “calculando a média, e partindo do pressuposto que nenhum incidente impeça a atracagem de navios, caso de um eventual mau tempo no mar”, indica.

O período de final do ano tem, por agora, uma previsão de escalas de nove navios para assistirem ao fogo-de-artifício de final de ano, com a presença do Queen Elizabeth (que chega a 30 de Dezembro e parte a 01 de Janeiro de 2016 às 14h00), e dos navios Mein Schift, Thomson Majesty, AidaBlu, Magellan, Marco Polo, Saga Pearl II, Black Watch e Oceana.

Até ao final do ano, há ainda a registar a estreia de cinco navios no porto do Funchal, o Mein Schiff 4 a 04 Outubro, o Magellan a 02 de Novembro, o Aegean Odyssey a 09 de Novembro, o Rapsody of the Seas a 24 de Novembro e o Celestial Crystal a 06 de Dezembro.