Porto e Braga lideraram vendas na sexta edição da Feira das Viagens

A sexta edição da Feira das Viagens, que decorreu em Lisboa, Porto, Coimbra e Braga, consolidou o posicionamento do evento, tendo o Porto e Braga liderado em vendas e número de visitantes. A edição deste ano contou com cerca de 15 mil visitantes, dos quais seis mil no Porto, quatro mil em Braga, três mil em Lisboa e dois mil em Coimbra.

Embora este número tenha estado aquém das espetativas, a organização diz em comunicado que “foi interessante verificar que houve uma considerável renovação de visitantes”, já que, de acordo com os inquéritos efetuados em cada um dos certames, mais de 81% dos inquiridos informou que se deslocava à feira pela primeira vez.  Também a aposta num modelo que associa cultura e turismo captou novos públicos e gerou novas sinergias. Principalmente em Lisboa, onde a feira decorreu num formato inovador, em simultâneo com exposições de arte, 60% dos visitantes manifestaram-se agradados com a oportunidade de poderem comprar viagens, ao mesmo tempo que visitavam exposições.

Os inquéritos mostraram também que apenas 28% dos inquiridos informou que não iria comprar viagens na feira. Segundo Rosário Louro, diretora da Jervis Pereira e principal promotora da Feira das Viagens, “embora muitas negociações ainda estejam a decorrer, a Feira das Viagens afirma-se cada vez mais como espaço de negócio. Quem se desloca à feira tem mesmo intenção de comprar e, por isso, os inquéritos apontam para que 72% dos inquiridos tenha comprado ou esteja ainda a negociar”.

Quanto aos destinos mais procurados, Tailândia, Marrocos, Cabo Verde, Tunísia, Baleares e Madeira voltaram a liderar as preferências. As viagens abaixo dos mil euros por pessoa estiveram na ordem do dia com 58% da procura e as viagens entre mil e dois mil e quinhentos euros por pessoa com 39%. Os restantes três% destinaram-se a viagens superiores a dois mil e quinhentos euros por pessoa.

As redes sociais e os meios online foram mais uma vez os principais canais de comunicação da feira, tendo sido apontados por 65% dos inquiridos, seguindo-se a televisão e os jornais com 10% e 9%, respetivamente. Outro dado que resulta dos cerca de 900 inquéritos realizados na edição da Feira das Viagens deste ano prende-se com a origem geográfica dos visitantes, uma vez que apenas entre 50 a 60% residem no centro das cidades onde a feira se realizou.

A Feira das Viagens foi patrocinada pela Halcon, pela Autoridade de Turismo da Tailândia e pelo Turismo do Centro de Portugal, tendo contado também com o apoio institucional das Câmaras Municipais de Coimbra e Braga, da Sociedade Nacional de Belas Artes, da Associação Comercial de Braga e da Associação Comercial do Porto.