Porto e Norte é a região com maior crescimento de dormidas no primeiro trimestre de 2019

Porto e Norte é a região com maior crescimento de dormidas no primeiro trimestre de 2019

Categoria Home

A Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) registou um aumento do número de dormidas na ordem dos 4,1%o, em contraciclo com os números totais do país, onde se registou uma ligeira quebra. Números que consolidam uma trajetória que vem sendo desenhada desde o início do ano e que coloca o crescimento sempre acima dos 4%, revela a entidade, em comunicado.

As dormidas de residentes fixaram-se num aumento acima dos dois dígitos (10,1%), enquanto que nos não residentes se verificou um crescimento de 3,6%.

Também no que diz respeito aos proveitos, os estabelecimentos turísticos situados na Região Norte tiveram um crescimento superior a 8% nos ganhos totais e 5,2% nos de aposento.

Números motivadores, num período condicionado pelos diferentes meses das épocas festivas face ao ano anterior. Se é verdade que este ano o Carnaval foi em março, a Páscoa e o turismo religioso, que têm um especial impacto nos números turísticos da região, foi em abril, o que perspetiva um mês em que o crescimento será ainda maior.

Os estabelecimentos turísticos do Porto e Norte registaram, tal como previsto, índices de ocupação hoteleira acima dos 80% tendo mesmo tido, em alguns locais, lotação esgotada.

Para Luís Pedro Martins, presidente da Entidade do Turismo do Porto e Norte de Portugal, “estes números são uma excelente notícia para a economia regional e para as pessoas que aqui vivem, trabalham e investem”. Resultados que confirmam “as potencialidades turísticas de uma região que continua a ter uma margem de crescimento enorme”, sublinhando que “temos agora que conseguir distribuir melhor os turistas por todo o território e aumentar a estada média de quem nos visita”.