O balanço que a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) faz da presença na Feira Internacional de Turismo de Madrid, Fitur, é “extremamente positivo”, como adianta o presidente da TPNP, Melchior Moreira. A marcar presença pelo segundo ano consecutivo na Fitur, o destino Porto e Norte de Portugal não passou despercebido. Cerca de 150 reuniões de trabalho com operadores profissionais de vários nichos de mercado provenientes, acima de tudo, de Espanha, mas também uma afluência muito grande de profissionais interessados em fazer negócio com o território, oriundos do Brasil, Inglaterra, Alemanha, Itália, China, Japão, Emirados Árabes, França, Coreia do Sul, USA, Bélgica e Rússia, são de reter desta presença na Fitur.
“A procura estará na ordem de 60% para mercado espanhol e 40% para o mercado internacional, o que a nosso ver demonstra a importância desta participação”, diz o presidente da TPNP, acrescentando que “a gastronomia e os vinhos se assumem cada vez mais como uma aposta consolidada e a presença de dois chefs estrela Michelin – André Silva e Pedro Lemos – reforçaram muito estes produtos turísticos e catapultaram outros como o touring cultural, o turismo de natureza e os short breaks”. “Muito em breve o TOPAS (Tourism Office Public Auto Service) – autocarro interativo/loja móvel de turismo – vai percorrer o território espanhol e as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo”, diz.
Concretamente, a TPNP saliente que no que diz respeito à Meeting Industry, se estabeleceram vários contactos com clientes corporate, organizadores de congressos e seminários, casas de incentivo e lançamentos de produtos. A este nível, houve vários pedidos de informação sobre centros de congressos, hotéis com capacidades e facilidades para a organização de eventos e/ou seminários.
Procura da região
O mercado externo é o principal responsável pelo aumento das dormidas turísticas na região Norte, tendo em 2015 (janeiro-outubro) representado cerca de 54,24% das dormidas. O mercado espanhol é o primeiro mercado externo, com uma quota de aproximadamente 23,06% nas dormidas internacionais registando um aumento homólogo de 19,81%. França (+21,90%), Brasil (-1,57%), Alemanha (+18,79%) e Reino Unido (+28,34%) integram o Top 5 dos mercados mais importantes para o destino (quotas nas dormidas, respetivamente, de: 16,10%; 8,56%; 8,23%; 6,23%).
O mercado espanhol, em 2013 e 2014, registou um crescimento homólogo de 11,76% e 11,96% respetivamente, do valor total das dormidas no Centro de Portugal. No período de janeiro a outubro, o mercado espanhol representou 23,30% do total de dormidas externas no Norte de Portugal em 2014 e 23,10% em 2015.