Porto e Norte recebeu 30 buyers internacionais de MI

30 operadores turísticos internacionais especializados na área da meeting industry (congressos, conferências, incentivos e eventos) estiveram, de 5 a 8 de novembro, na região do Porto e Norte, onde tiveram a oportunidade de conhecer e experienciar a diversificada oferta que este destino apresenta no que diz respeito à realização de ações no âmbito deste segmento. Promovida pela Associação de Turismo do Porto (ATP), a agência regional responsável pela promoção e comercialização do destino Porto e Norte junto dos mercados externos, em estreita colaboração com as empresas privadas associadas, esta iniciativa teve como objetivo não só promover as potencialidades do destino junto de profissionais com poder de prescrição e de decisão na captação deste tipo de eventos de negócios, mas também facilitar o acesso e o contacto direto com agentes turísticos locais, com vista à realização de eventuais negócios e parcerias. Esta ação promocional contou ainda com o apoio das delegações da TAP nos mercados internacionais em questão.

Incluindo uma passagem pelo Porto, Douro e Minho, o programa da visita foi marcado pela realização de diversas experiências diferenciadoras (tais como passeios de bicicleta e de elétrico, peddy paper, cruzeiro e passeio de comboio no Douro, entre outras), que permitiram aos participantes conhecer, de forma próxima e ativa, a multiplicidade que caracteriza a oferta do destino. A ação contou ainda com uma forte componente social e de networking, com destaque para a realização de workshops no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, edifício que foi recentemente reconhecido, pelo segundo ano consecutivo, como o Melhor Centro de Congressos da Europa.

Os buyers convidados a participar nesta ação vieram de mercados diversos como a República Checa, Polónia, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Suécia, Israel, EUA, Rússia e França. Esta escolha de participantes e a realização deste tipo de ação reflete a aposta que a ATP tem vindo a fazer no reforço e na diversifcação da promoção e comercialização do destino dirigida à meeting industry. Este produto turístico assume uma importância estratégica no plano de atividades definido pela ATP em estreita parceria com o Turismo de Portugal, não só pelo potencial que representa, mas também pelo impacto que este tipo de turismo pode ter no estímulo da procura do destino nas épocas baixas, no combate ao turismo sazonal e no incremento da estadia média, o que se tem traduzido num maior investimento na área da meeting industry, no sentido de motivar potenciais organizadores internacionais a realizarem os seus eventos no Porto e Norte de Portugal.