Porto e Norte reforça propostas turísticas em Espanha

Viagens em família e short breaks sãos as opções turísticas mais procuradas pelos espanhóis no Porto e Norte de Portugal. E é de Espanha que continua a chegar o maior número de visitantes ao destino Porto e Norte. É com estas referências, acrescidas dos feriados em Espanha nas primeiras semanas de dezembro, que a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) aproveita o evento referência de turismo de interior – a INTUR, em Valladolid – para a reforçar as propostas turísticas ao mercado vizinho. De 24 a 27 de novembro, os mais de 45 mil visitantes esperados vão encontrar as melhores sugestões do destino Porto e Norte de Portugal.

Os feriados de 6 e 8 de dezembro em Espanha, as férias de Natal e a passagem de ano ou os fins de semana prolongados que se aproximam são motivos para levar o Porto e Norte de Portugal a cativar os profissionais do turismo que procuram a INTUR, em Valladolid, Castela e Leão, para descobrir novas ofertas para os seus clientes. “Viajar em Família” ou “Short Breaks” são as propostas sustentadas que a TPNP reforça nesta presença como resposta à reação que o mercado espanhol tem tido ao destino.

“Marcar presença em eventos desta natureza, em Espanha, é sempre uma mais valia para a nossa promoção turística. Temos dado grandes passos no esbater da sazonalidade e os últimos dados mostram-nos que aumentamos a estada média no território mas precisamos de manter o interesse dos nossos visitantes. Desafia-los a novas experiências, mostrar-lhes um destino em rede que permite uma diversidade de opções o ano inteiro”, adianta o presidente da TPNP, Melchior Moreira.

A INTUR é uma feira relevante no setor. Congrega um elevado e diversificado número de expositores que operam na área do turismo. Em 2015, os 15.000m2 de área de exposição contaram com 1.200 empresas expositoras e 44.500 profissionais do setor turístico e consumidores finais. Destaque para a INTUR NEGÓCIOS que se afirma como uma importante Bolsa de Contratação, conta com mais de 150 Operadores Turísticos internacionais provenientes da Alemanha, Itália, México, Polónia, Noruega, Reino Unido e Espanha, e cerca de 600 companhias prestadoras de serviços de diversos setores do Turismo.

O Porto e Norte de Portugal vai participar ativamente na Bolsa de Contratação – INTUR NEGÓCIOS com cerca de 30 Parceiros que vão promover e vender junto dos Operadores Turísticos mais de 80 Pacotes Turísticos.

O programa de dinamização do stand da Turismo Porto e Norte de Portugal proporciona aos seus visitantes conteúdos interativos apelativos, convidando-os a vivenciarem as múltiplas expressões do Património Turístico do Porto e Norte de Portugal, e ainda uma mostra diversificada da gastronomia, vinhos e outros produtos das diferentes regiões. Teremos no total mais de 50 ações de promoção que convidam os Operadores Turísticos e o Público em geral a degustar e a apreciar os produtos mais diferenciadores do Porto e Norte de Portugal.

O Porto e Norte de Portugal foi o destino continental que mais cresceu nas dormidas totais em setembro e nas dormidas acumuladas (janeiro a setembro). No mesmo mês, foi um dos destinos com maior crescimento na estada média.

Em números, o destino Porto e Norte tem, em setembro, 5.380 milhões de dormidas, 12,5% acima do período homólogo de 2015, com mais 572,4 mil dormidas. No mesmo mês, foi um dos destinos com crescimento na estada média, de 0,7%, subindo de 1,82 para 1,84 noites, com taxa de crescimento nacional negativa de -0,9% (média nacional está em 2,87 noites em setembro). Na taxa líquida de ocupação-cama: o Porto e Norte mantém a tendência de crescimento, tendo subido 2,2% em Setembro, estando acima dos 50% (55,2% de taxa de ocupação). Em setembro, o Porto e Norte mantém o seu crescimento constante nos proveitos, acima da média nacional, tendo um crescimento de 18,4% nos proveitos totais e de 20% nos proveitos de aposento.