Porto e Norte vai a Lisboa apresentar a sua oferta

Os dados recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativamente ao desempenho turístico do território Porto e Norte apresentaram um ano 2015 com uma procura exponencial dos residentes. Ao longo do ano, quase três milhões de dormidas foram registadas, provenientes do mercado interno, num acréscimo de mais de 10 por cento relativamente ao ano anterior. O total de hóspedes nacionais chegou aos dois milhões. A reforçar a presença junto destes públicos, a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) vai estar nos próximos dias (2 a 6 de março), na capital, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) para dar a conhecer as propostas turísticas da Região.
Em destaque vão estar diversas ações diferenciadoras de divulgação do melhor que a Região Porto e Norte de Portugal tem para oferecer como a apresentação do livro e exposição fotográfica denominada “Douro, lugar de um encontro feliz”, do autor e sociólogo, António Barreto; debate com transmissão televisiva sobre “15 Anos de Turismo no Douro Património Mundial – Transmissão Televisiva”; a apresentação do Dia do Minho Região Europeia da Gastronomia 2016; apresentação de Gondomar “Cidade Europeia do Desporto 2017”; showcooking com a Chef Justa Nobre (Rota da Terra Fria Transmontana); promoção da Feira das Cantarinhas – Bragança Atuação dos Gaiteiros de Zido – Vinhais; apresentação do Red-Burros Fly-in e do Festival da Terra Transmontana em Mogadouro, entre outras ações agendadas.

No stand da TPNP, que contempla mais de 600 m2 de área de negócios/parceiros, vão estar presentes 90% dos Municípios do Porto e Norte e mais de 400 parceiros envolvidos. “Temos a meta de conseguir aumentar a estada média no Porto e Norte e chegar aos 7 milhões de turistas até 2020 e estamos a trabalhar, em rede com todo o território, para a alcançar”, diz o presidente da TPNP, Melchior Moreira. “Ações de promoção como esta permitem juntar num mesmo espaço todas e as mais variadas ofertas turísticas que o destino proporciona”, adianta.

Para o presidente da TPNP, o reforço da presença nesta que é uma das mais importantes feiras de turismo nacional e internacional, “evidencia as características únicas da Região com toda a sua oferta diversificada – Natureza, Cultura, Património, Gastronomia e Vinhos, individualidade das suas gentes. O Porto e Norte de Portugal é cada vez mais um destino de eleição, estratégico para estabelecimento de novos negócios. Este ano e dada a aposta da BTL no programa hosted buyers, a TPNP espera atrair buyers dos mercados tradicionais, mas também os cerca de 400 compradores internacionais que vão estar presentes na feira”.