Porto Maritime Week decorre na próxima semana no Porto de Leixões
A 5.ª edição da Porto Maritime Week, o encontro do setor marítimo-portuário promovido em Portugal, terá lugar de 23 a 27 de setembro no Porto de Leixões, no Auditório Infante D. Henrique.
Fiel ao compromisso de ser o ponto de encontro dos principais stakeholders do setor, o evento, organizado pelo Transportes & Negócios, abordará temas de grande relevância para a indústria. Os planos de investimento dos portos, a estratégia europeia para o setor, a indústria de cruzeiros, a digitalização, a descarbonização e a promoção da intermodalidade, são alguns dos temas analisados nas sessões, que contarão com a presença de cerca de 60 oradores nacionais e internacionais.
No primeiro dia do evento, a 23 de setembro, a sessão de abertura contará com a participação do Secretário de Estado das Infraestruturas, Nuno Espírito Santo. Terá ainda lugar uma mesa-redonda com a participação dos presidentes dos portos do continente e das regiões autónomas, bem como dos dirigentes dos principais operadores portuários com atuação no mercado nacional.
Destaque, ainda, para a presença única no dia 24 de setembro, dos secretários-gerais das principais associações europeias do setor marítimo-portuário: FEPORT, ESPO, ECSA, ECASBA, CLECAT e ESC, que irão discutir os desafios existentes no setor no contexto europeu.
A edição deste ano será novamente realizada num formato híbrido, com sessões presenciais no Auditório Infante D. Henrique e transmissão online, permitindo uma maior participação dos profissionais do setor, tanto nacional como internacionalmente.
Entre os temas em análise ao longo da semana, destacam-se as estratégias para os Portos nacionais, o futuro do Porto de Leixões, os desafios no contexto europeu, a indústria de cruzeiros e o desenvolvimento sustentável, a descarbonização do shipping, a formação e retenção de profissionais para um novo paradigma e a European Maritime Single Window e a NIS.
No último dia, 27 de setembro, realiza-se a Conferência Intermodal Portugal, onde serão discutidos temas como a “A Ferrovia nas cadeias logísticas” e “Portos, Shortsea e Intermodalidade”.