Porto recebe Encontro Europeu de Bloggers brasileiros

O Porto foi a cidade escolhida para receber o II Encontro Europeu de Bloggers Brasileiros, uma iniciativa promovida por uma comunidade de bloggers profissionais do Brasil residentes na Europa que se pretende reunir todos os anos numa cidade diferente com o objetivo de, para além de ultrapassar a barreira do contacto virtual, promovendo o convívio e a troca de experiências entre os participantes, dar igualmente a conhecer e permitir a descoberta da cidade anfitriã de cada encontro.

O evento é organizado por Rita Branco, autora do blog “O Porto encanta”, em estreita parceria com a Associação de Turismo do Porto (ATP), a agência regional responsável pela promoção e comercialização do destino Porto e Norte junto dos mercados externos, que, em colaboração com as empresas privadas associadas, preparou o programa da visita.

Neste âmbito, de 13 a 15 de novembro, 45 bloggers profissionais, dedicados a áreas diversas como viagens, cultura e lifestyle , irão percorrer as ruas do Porto e conhecer, de forma próxima e ativa, a riqueza e a diversidade da oferta que a cidade apresenta a quem a visita.

Durante a sua estadia na cidade, o grupo de bloggers terá a oportunidade de realizar um conjunto de experiências diferenciadoras (que incluem, entre outros pontos, a degustação da gastronomia da cidade, uma visita às caves de vinho do Porto, a realização de passeios de bicicleta, de elétrico e de barco no rio Douro, um peddy paper pela baixa e centro histórico, para além da visita a alguns dos principais ícones e monumentos portuenses), de forma a apreenderem e a divulgarem aquilo que faz do Porto um destino turístico único.

O apoio da ATP a esta ação reflete a aposta estratégica que a agência faz nos meios de promoção online. “Pelo poder de divulgação e de prescrição que possuem junto dos seus seguidores, os bloggers são atualmente um dos segmentos mais interessantes para a promoção turística, razão pela qual a ATP decidiu apoiar esta iniciativa”, explica Helena Gonçalves, diretora executiva da agência.

Contabilizando o número total de seguidores que os bloggers participantes neste encontro detêm, a divulgação que estes profissionais farão desta visita terá um alcance de aproximadamente 1 milhão de pessoas na rede social Facebook,615.000 pessoas na rede Google +, 128.000 pessoas no Instagram, 63.000pessoas no Twitter e 13.000 pessoas no Youtube. “Em termos de retorno para a cidade, no que diz respeito a promoção e visibilidade, acreditamos que os resultados desta visita serão francamente positivos”, afirma Helena Gonçalves.