Porto tem 30 novos hotéis em fase de licenciamento

A cidade do Porto conta com 30 pedidos de licenciamento para novos hotéis, indicam as listagens da Câmara e da Sociedade de Reabilitação Urbana, que a Lusa teve hoje acesso.

Segundo a agência, estes pedidos de licenciamento correspondem a processos referentes à intenção de executar empreendimentos turísticos que ainda não receberam alvará de construção. Na Câmara do Porto estão a tramitar 15 licenciamentos para empreendimentos turísticos, todos pedidos entre 2014 e 2015, e há seis novos hotéis que abriram recentemente com alvará emitido – Rua Fonte Taurina (Ribeira), Rua da Boavista, Rua das Flores (perto dos Clérigos e Ribeira), Praça da Batalha (em frente ao Teatro Nacional São João), Alameda Basílio Teles e Rua Sá de Noronha.

Com pedidos de licenciamento há processos para a Avenida da Boavista, Rua Amial, Álvares Cabral (2), Paiva Couceiro, Travessa de Cedofeita, Rua Gondarém (Foz do Porto), São Pedro de Miragaia, Arroteia, 5 de Outubro, Cândido dos Reis, Sá da Bandeira, Monchique, Almada, Camões. A explosão de pedidos de licenciamento para novos hotéis está também a registar-se na Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) – Porto Vivo, entidade em fase de municipalização, onde deram entrada mais 15 pedidos para novas unidades hoteleiras.

Na lista da SRU estão ainda enumerados com alvará de construção cinco projetos, um na Rua dos Canastreiros/Rua Cimo do Muro, outro no Largo de São Domingos, um na Rua Fonte Taurina e dois na Rua Infante D. Henrique. Todos a edificar na zona da Ribeira, Património Mundial.

Estão também em fase de projeto mais dez hotéis, todos com o pedido feito entre 2014 e 2015, refere a SRU.

” A SRU tem assistido a um aumento de pedidos de informação para adquirir edifícios na zona histórica, seja de portugueses, seja de estrangeiros, que chegam à procura de espaços para lojas, casas de habitação ou edifícios para hotelaria, hostels ou alojamento local” explicou fonte do gabinete de imprensa da SRU.