Porto Welcome Center celebra 1º aniversário e divulga mapa enogastronómico da região

Há um ano, no Dia Mundial do Turismo, inaugurava a maior loja de turismo interativa à escala mundial. Situado na Praça das Cardosas, este espaço permitiu uma resposta rápida e eficaz aos turistas das várias ofertas dos municípios do destino Porto e Norte. Com uma forte aposta nas valências tecnológicas, o Porto Welcome Center é hoje uma das referências turísticas na Invicta e que já atraiu mais de 200 mil visitantes. Na celebração do primeiro aniversário, o Porto e Norte aproveita a oportunidade para apresentar o primeiro mapa enogastronómico da região, um projeto inovador que convida a visitar o território através dos produtos de excelência, como a gastronomia e os vinhos.

O turismo no Porto e Norte continua a crescer de forma exponencial. Em julho de 2017, a região cresceu 3.8% nas dormidas, registando 4.060 milhões de dormidas. No que diz respeito às dormidas de residentes, registou-se um acréscimo de 2.9% e 4.4% referente a não residentes. Um crescimento também evidente nesta loja de turismo da Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) que, no espaço de um ano, abriram as portas a mais de 200 mil pessoas, o que representa uma média de 550 entradas diárias.

Dos milhares de turistas recebidos, Espanha continua a ser o país com maior interesse pelo território do Porto e Norte (22%), seguindo-se França (21%) e Portugal com 18% das visitas.

Este ano, na celebração do primeiro aniversário a TPNP lança o Mapa Enogastronómico, uma ferramenta que faz a mapealização de forma simples e atrativa de todos os espaços enoturísticos da região. O mapa contém informações sobre locais a visitar, aconselha provas gastronómicas e dá orientações sobre as regiões demarcadas de vinhos. Esta ferramenta está disponível em duas línguas – Português e Espanhol.

Para Melchior Moreira, presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal, “o mapa enogastronómico é um projeto pioneiro que convida à descoberta das melhores experiências gastronómicas e de vinhos, mundialmente reconhecidos pela sua qualidade e originalidade. É mais uma iniciativa que vem confirmar que o Porto e Norte se distingue na divulgação dos seus produtos turísticos”.

No âmbito do primeiro aniversário do Porto Welcome Center, Melchior Moreira não deixa de destacar toda a dinâmica gerada e as ações promovidas desde a abertura da loja que confirmam que “este espaço é uma mais-valia para uma divulgação mais personalizada da diversidade do Porto e Norte. Foi um ano de muito sucesso e só possível graças à envolvência dos nossos parceiros privados e dos 86 municípios que integram. No espaço de um ano, foram realizadas cerca de 300 ações com entidades públicas e privadas. Tivemos uma média de um parceiro por dia em iniciativas que geraram mais de 39 mil visitas”.