Portos dos Açores crescem 20% em 2015

A Porto dos Açores fechou o ano de 2015 com um crescimento significativo. Em entrevista ao Ambitur.pt, à margem da BOOT Dusseldorf, que termina no próximo domingo, Nuno Barata, responsável pela Porto dos Açores, afirmou que “2015 foi um ano muito bom”, com as marinas a “cresceram, em média, 20% em relação a 2014”. Segundo o responsável, “da avaliação que fizemos do mercado vemos que grande parte dele vem do investimento que fizemos aqui na BOOT em 2015 e já em 2014, e também do esforço que fizemos na participação do Southampton Boat Show e no Salon Nautique de Paris. De facto, os certames para as marinas são um bom veículo de informação”.

Para este ano, está previsto um reforço de lugares de estacionamento na Marina de Angra do Heroísmo. Destaque ainda para a oferta “de mais servicos ao nível de estacionamento em terra para invernagem. Penso que este é um segmento de mercado que vamos atacar nos próximos anos porque a invernagem é uma das coisas que mais preocupa o cliente europeu”, devido aos seus custos. Nuno Barata acrescenta ainda que, com a liberalização do espaço aéreo nos Açores, “torna-se muito mais fácil o acesso, três/quatro vezes por ano, a ver as embarcações e acompanhar as suas manutenções. Para o mercado local, cria oportunidades de negócio para quem faz manutenção”.

As expectativas para 2016 são por isso positivas. Espera-se ainda que as marinas de Ponta Delgada e Vila do Porto, “porque têm mais disponibilidade de espaço”, continuem a crescer. “Espero de facto que os Açores, estando na moda, venham a crescer, principalmente nas marinas, onde ainda há espaço de cresicmento, e que se possam fazer investimentos de ampliação nas marinas da Horta e Angra do Heroísmo.
Este é já o quinto ano que a Porto dos Açores marca presenca na BOOT e o balanço é, segundo o responsável, “muito positivo”. “A BOOT é de facto um certame onde se conseguem fazer negócios e onde se consegue trabalhar o mercado com alguma eficiência”, conclui.