Portos dos Açores prevê 54 escalas de navios de cruzeiros até 28 de dezembro

A primeira semana de setembro assinala o regresso dos navios de cruzeiros aos Açores. A Portos dos Açores SA estima que, entre os dias 6 de setembro e 28 de dezembro, ocorram 54 escalas e que as mesmas representem mais de 50 mil visitantes em trânsito na Região.

Até ao momento foram registadas 98 escalas e mais de 80 mil passageiros a visitar o arquipélago e, neste período, destacou-se o mês de abril como o mais movimentado do primeiro semestre. Esta tem sido uma situação habitual nos últimos anos. Contudo, neste ano foram atingidos novos máximos, com 54 escalas concretizadas e 33.500 passageiros em trânsito. Num só mês, os portos açorianos receberam mais navios de cruzeiros que os totais anuais da Região até 2005.

Se os portos registaram um movimento assinalável em abril, as previsões apontam que outubro, com 28 escalas e 20 mil passageiros, seja o mês com mais movimento até ao final do corrente ano. Da concretização desta previsão é possível inferir que maio já não se assume, tradicionalmente, como o segundo mês mais forte do ano, mas sim outubro. Um leitura mais atenta dos dados apresentados, traduz que o Açores são cada vez mais procurados naquele mês em virtude dos itinerários no Corredor Atlântico, ou seja, são cada vez mais um destino e menos reposicionamento.

No período perspetivado, os portos de Ponta Delgada, Horta e Praia da Vitória vão dar as boas vindas a 13 navios que os visitam pela primeira vez. Neste contexto, destaque para a estreia absoluta da Viking Cruises nos Açores, com o navio Viking Sun, e ainda para as escalas inaugurais do Seven Seas Navigator, Norwegian Getaway, Seven Seas Explorer e o Columbus.

Setembro e novembro, com 10 escalas, e dezembro com seis, completam a agenda, estimando-se que no final deste ano 133 mil passageiros e 60 mil tripulantes tenham visitado estas ilhas, num total de mais de 150 escalas, número que a concretizar será novo recorde.

A este crescimento de movimento de navios de cruzeiro que os portos açorianos têm vindo a registar está associado um trabalho desenvolvido pela Portos dos Açores, SA, agentes de navegação e operadores turísticos no sentido de promover e incrementar a atividade de forma a que a imagem da região seja cada vez mais reconhecida extra muros. Neste sentido, mais uma vez, a Portos dos Açores, S.A. vai marcar presença na Seatrade Europe, um dos maiores certames de cruzeiros na Europa, que se realiza nos dias 6, 7 e 8 de setembro, no Hamburg Messe, Alemanha. A referida feira é especificamente dirigida à indústria do turismo de cruzeiros, pelo que o público-alvo são fundamentalmente todos os que se relacionam na mesma como operadores de turismo de cruzeiros, companhias/ armadores daquele ramo, agentes de navegação, portos de destino e escala, estaleiros de construção naval, jornalistas da especialidade, empresas de seguros e demais fornecedores de toda a logística inerente a esta temática. Esta representação insere-se no plano de atividades promocionais dos portos açorianos a nível internacional, ficando integrada no stand Cruise Portugal, no âmbito de uma promoção conjunta com os portos portugueses.

Esta quarta-feira, dia 6 de setembro, visita Ponta Delgada o navio de cruzeiros Navigator of the Seas, pertença do armador Royal Caribbean Cruises International. O referido navio encontra-se em viagem atlântica, incluindo o seu roteiro, para além da referida cidade açoriana, escalas em Vigo, Lisboa, Tenerife, Gran Canaria, Funchal, La Coruna, Le Havre e Southampton, onde finda este itinerário. Com 3.350 passageiros e 1226 tripulantes a bordo, o navio é aguardado pelas 08h00 de amanhã, tendo previsto zarpar pelas 17h00. A título de curiosidade refira-se que esta é a sexta escala que o Navigator of the Seas efetua em Ponta Delgada, no entanto é a primeira vez que a mesma não resulta de um cruzeiro de transatlântico de reposicionamento mas sim de um circuito no cada vez mais mediático Corredor Atlântico.