Portugal com estratégia de promoção do Destino essencialmente online

O Turismo de Portugal apresentou esta manhã, no Teatro Thalia, em Lisboa, a estratégia de promoção internacional do Destino Portugal e os seus resultados. Segundo João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, “após o ano de 2013, a estratégia passou a ser feita sobretudo através do marketing digital e não institucional, e com impacto em todas as cinco fases do ciclo da viagem (sonho, planear, reserva, experiência e partilha). Os frutos estão à vista: melhores resultados, através de um menor investimento&.A campanha internacional, que decorre em 13 mercados e 11 idiomas – Alemanha, Brasil, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Itália, Polónia, Reino Unido, Rússia, Suécia e Estados Unidos -, está centrada, maioritariamente, nos meios Google (Google AdWords e Google Display), YouTube e Facebook, e pretende conduzir o tráfego gerado nestes canais para o portal www.VisitPortugal.com e para as suas redes sociais. Segundo Adolfo Mesquita Nunes, secretário de Estado do Turismo, “a aposta no marketing digital permitiu ao Turismo de Portugal fazer não uma, mas centenas de campanhas diferentes, consoante as motivações dos segmentos de mercado. Ao mesmo tempo, o Turismo de Portugal passou a desenvolver um trabalho regular com a imprensa em 20 mercados externos, que tem permitido colocar jornalistas e bloggers isentos em contacto com o nosso destino. Em 2013, tivemos em média mais do que uma viagem de jornalista por dia, este ano reforçámos este número. Um “modo simples, eficaz e mais barato” de dar a conhecer Portugal.Para Márcio Favilla Lucca de Paula, director executivo da OMT, os resultados alcançados por Portugal foram “marcadamente acima do crescimento verificado no conjunto dos 28 países da União Europeia. Portugal situou-se acima das médias mundiais, regionais e europeias”. O responsável acrescentou que, isso “também significa que Portugal está a aumentar a sua participação no mercado internacional”.“Em Portugal, os principais verbos do Turismo,& comer, dormir, comprar, divertir e trabalhar, podem ser conjugados com gosto e qualidade, no presente e no futuro, de maneira sustentável, e de forma a gerarem empregos, criar empresas, atrair investimentos, adensar a cadeia de valor do Turismo e estimular a criação e o fortalecimento da estrutura produtiva e económica do país”, acrescenta Márcio de Paula.Até à data, os resultados têm sido “positivos”. Verificou-se um aumento do número de fãs do VisitPortugal no Facebook, e um crescimento, no que diz respeito ao ano móvel terminado em abril de 2014, quando comparado com o ano móvel anterior, de 92,5 por cento no número de visitantes de portal, passando de 3,1 milhões para 6 milhões de visitantes. No mesmo período, o número de visualizações no canal Youtube do Turismo de Portugal aumentou mais de dez vezes. Para João Cotrim de Figueiredo, “precisamos melhorar a presença no Mobile, vamos reforçar e substituir o programa “Be our Guest” pelo “Visit Portugal and Share it”. Portugal tem ainda que melhorar a partilha de experiências “ e medir e afinar em contínuo”.Por Raquel Pedrosa Loureiro