Portugal continental e Açores na lista de risco elevado para viagens na União Europeia

Portugal continental e Açores na lista de risco elevado para viagens na União Europeia

Categoria Advisor, Internacional

Portugal continental e os Açores foram hoje colocados na categoria de risco elevado para covid-19 no mapa do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que suporta decisões sobre viagens na União Europeia, juntando-se à Madeira.

Depois de, na semana passada, a Madeira ter recuado da categoria laranja para a vermelha neste mapa, foi hoje a vez de Portugal continental e dos Açores verem a classificação piorada, passando para o vermelho, que significa risco elevado para a propagação da pandemia.

A categoria vermelho – na qual estão agora todas as regiões de Portugal – no mapa do ECDC significa que, nestas regiões europeias, a taxa cumulativa de notificação de casos de infeção nos últimos 14 dias varia de 75 a 200 por 100 mil habitantes ou é superior a 200 e inferior a 500 por 100 mil habitantes e a taxa de positividade dos testes é de 4% ou mais.

O mapa do ECDC combina as taxas de notificação de casos de covid-19 nos últimos 14 dias, o número de testes realizados e o total de positivos, e é atualizado semanalmente, à quinta-feira.

Na atualização de hoje, a Europa está praticamente toda coberta a vermelho e a vermelho-escuro, no dia em que ultrapassou as 1,5 milhões de mortes associadas à covid-19 e quando vários países do continente estão a repor as restrições para tentar travar as contaminações recorde.