Estas são as palavras de Nuno Veríssimo, gerente da Abreu Online no Brasil, que está há três anos a desenvolver o projecto da Abreu neste mercado, o qual admite já fazer parte do ADN da empresa. Numa entrevista exclusiva à colaboradora da Ambitur no Brasil, Cristina Lira, o responsável aborda as acções que a Abreu Online pretende desenvolver este ano e a importância do mercado brasileiro para os destinos Portugal e Europa. Quais as acções que a Abreu online pretende lançar este ano?A Abreu Online registou um fortíssimo crescimento em número de clientes atendidos no mercado brasileiro no último ano, sendo hoje um parceiro da generalidade dos operadores turísticos. Agora a nossa grande preocupação será consolidar estas parcerias e ir cada vez mais ao encontro das necessidades destes clientes ao nível do produto.&Por outro lado, também no Brasil, começámos, finalmente, a vender ingressos online para a Walt Disney World, o que complementa a nossa oferta de hotéis WDW também disponíveis online. Num âmbito mais geral, estamos a promover a campanha de incentivos de Vendas, o ¨Vendeu, Ganhou¨ para os Operadores de turismo em diversos mercados, e vamos lançar também no Brasil ainda este trimestre, e ao longo do ano nos mercados onde temos escritórios, como Espanha e Angola. De salientar que os prémios desta campanha são em dinheiro, além de que tem uma vertente solidária, com uma percentagem a reverter para os Médicos Sem Fronteiras. Um dos projectos mais imediatos é a aposta no mercado da América Latina, onde começámos a trabalhar mais directamente, com presença em eventos que nos dão visibilidade e nos permitem integrar mais produto. A título de exemplo, refiro a nossa presença, em finais de Fevereiro, na ANATO, realizada na Colômbia, um mercado que se tem promovido a nível global e que queremos aproveitar, pela importância para o mercado brasileiro. Muito em breve vamos ainda anunciar algumas novidades no mercado brasileiro, que vão complementar muito o nosso produto e portfolio neste mercado.& Em que feiras vão participar? Este ano, a Abreu Online já marcou presença na Fitur, em Madrid, na ITB, em Berlim e vamos estar na BTL, em Lisboa. Em breve, estaremos no WTM África, na Cidade do Cabo. Para fechar o ano não poderíamos deixar de participar na ABAV, em São Paulo, e no WTM, em Londres. A Abreu Online tem a preocupação de participar com stand próprio nas principais feiras internacionais de turismo, locais onde conseguimos de forma extremamente organizada e dinâmica, receber os nossos clientes e parceiros, e onde temos efectuado a captação de muitos novos clientes. Penso que a dinâmica actual destes certames é muito grande e, apesar de representarem investimentos consideráveis, permitem o contacto e fechamento de muitas novas parcerias e negócios.& O mercado brasileiro ainda é forte para os destinos Portugal e Europa? Actualmente o mercado brasileiro é um dos principais mercados emissores para a Europa e também especificamente para Portugal. A Abreu Online é o maior especialista em Portugal, onde temos hoje um portfólio online de mais de 1200 hotéis, mas também nas principais capitais europeias, com foco em países como Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha, Holanda, etc. Temos feito um grande esforço de divulgação e venda do destino Portugal no mercado brasileiro e, hoje, a Abreu Online é a referência de plataforma online para este destino seja no Brasil, seja na generalidade dos mercados onde actuamos, como a Europa, América do Sul, Médio Oriente e até na Asia.& Quantos hotéis fazem parte do leque da Abreu Online e quais as regiões? A Abreu online possui hoje uma vasta equipa de contratadores de hotéis espalhados pelos seus escritórios internacionais, além de Lisboa, Rio de Janeiro, Orlando, Madrid, Londres e Luanda, de onde conseguimos trabalhar vários mercados e captar produto nos principais países da Europa, América do Sul, EUA, África e Médio Oriente. Hoje possuímos um portfólio permanentemente actualizado de hotéis em dezenas de países no mundo. O facto de também sermos um broker de hotelaria, permite complementar o nosso produto próprio, composto por milhares de hotéis, com produtos de outras plataformas e agentes locais especialistas em destinos onde não conseguimos chegar. O objectivo é conseguir atender os clientes com o máximo de produto, com qualidade comprovada, com uma tarifa competitiva e disponibilidade online.& Há quanto tempo actua na gerência da Abreu Online no Brasil? A Abreu Online já actua no mercado brasileiro há vários anos e há três anos resolveu abrir um escritório no Rio de Janeiro para atender exclusivamente este mercado. Foi nesse momento que eu me juntei à família Abreu Online e vim desenvolver o projecto. Hoje temos uma equipa bem dimensionada nas áreas de vendas, contratação e data entry, bem como no help desk local.& Qual a marca da Abreu Online hoje no Brasil? A Abreu Online, seguindo a filosofia da própria Abreu, apesar de ser uma ferramenta online, é uma plataforma com pessoas, com serviço, com atendimento. Este tem sido um dos principais diferenciais da Abreu Online. Somos reconhecidos pelo suporte e serviço que prestamos junto dos nossos clientes e eles sabem que contam connosco sempre. O help desk da Abreu Online e as muitas pessoas que hoje fazem parte desta maravilhosa equipa e que são conhecidas todas elas pelo nome junto dos milhares de usuários que temos em todo o mundo, fazem um extraordinário trabalho de apoio e suporte que é uma das imagens de marca da Abreu Online.& O ano passado foi o ano do Brasil em Portugal e o ano de Portugal no Brasil. Como a Abreu Online avalia esta relação entre os dois países irmãos ao nível do turismo? O Brasil tem sido uma presença fortíssima na Abreu desde sempre e faz parte do ADN da empresa. O Brasil, a par de Portugal, são mercados prioritários e áreas de actuação naturais para a Abreu Online. Queremos ser cada vez mais a referência e o principal player no fluxo turístico ente os dois países. No Brasil, como em Portugal, a marca Abreu é uma referência e reconhecida pelo público como sinónimo de qualidade e confiança. Poucos sabem, mas a Abreu é um dos operadores mais antigos do mercado brasileiro com quase 45 anos de actuação e uma referência para o público quando pensam em viajar para a Europa.& Como vê, no futuro, a evolução do turista brasileiro no mundo? O turista brasileiro está literalmente conquistando o mundo todo e em todo o lugar. Onde quer que vamos encontram-se turistas brasileiros. Nós sentimos isso no dia-a-dia, porque recebemos diariamente muitas dezenas de reservas de clientes brasileiros para os mais variados destinos em todo o mundo. Acho que vai continuar assim e a tendência será aumentar este fluxo cada vez mais, não obstante momentos pontuais de menor fluxo em função de variações cambiais ou outros factores externos. Sentimos este bater de coração de forma muito viva e presente no dia-a-dia e estamos muito confiantes na evolução do país enquanto grande mercado emissor de turistas para o resto do mundo. Pessoalmente, penso que Portugal deve apostar cada vez mais e de forma cada vez mais consistente e presente, na promoção do país no mercado brasileiro, e acho que devemos olhar o Brasil de forma mais ambiciosa e irreverente. Quando vamos, por exemplo, viabilizar a produção de uma novela da Globo em Portugal? São acções de grande impacto como estas que produzem resultados também extraordinários. Por Cristina Lira, no Brasil