Portugal distinguido com nove novas Estrelas Michelin

Categoria Business, Restauração

Portugal tem a partir de hoje sete novos restaurantes com 1 estrela Michelin e duas novas unidades com 2 estrelas. As novas estrelas da gastronomia portuguesa foram conhecidas ao início da noite de ontem, na cerimónia de lançamento do Guia Michelin Espanha & Portugal, realizada em Girona, Espanha.

Portugal passa assim a ter 26 estrelas repartidas por 21 restaurantes, contra as 12 estrelas de 10 restaurantes existentes em 2015. Em 2016 Portugal ganhou apenas uma estrela.

No Guia de 2017 os estreantes são:
– Alma, de Henrique Sá Pessoa (Lisboa)
– Antiqvvm, de Vítor Matos (Porto)
– Casa de Chá da Boa Nova, de Rui Paula (Leça da Palmeira)
– LOCO, de Alexandre Silva (Lisboa)
– LAB by Sergi Arola, de Sergi Arola (Sintra)
– L’And, de Miguel Laffan (Montemor-o-Novo)
– William, de Luís Pestana (Funchal)

Ganharam a segunda estrela, o The Yeatman, de Ricardo Costa (Porto), que passa a ser o segundo chef português a acumular duas estrelas; e o Il Gallo d’Oro, de Benoit Sinthon (Funchal).

A gastronomia é um produto estratégico para o turismo, sendo fundamental na qualificação do destino Portugal, revela a secretaria de Estado do Turismo, numa nota à imprensa. Uma tarefa que se torna mais fácil com a distinção agora atribuída a mais sete restaurantes portugueses, adianta.

As estrelas Michelin são sinónimo de glamour, prestígio e qualidade, mas também de inovação. Ao serem atribuídas com base na qualidade dos ingredientes, o que é também um reconhecimento da excelência dos produtos portugueses, na técnica usada para a preparação e combinação de sabores e criatividade, as estrelas Michelin confirmam a capacidade de inovação dos chefs portugueses, mas representam também um desafio, sublinha o comunicado.

Manter os padrões de qualidade exigidos pelo Guia Michelin obriga a que se reforce a aposta na formação, já que é esta a base para que o turismo nacional, e a restauração em particular, mantenham elevados níveis de qualidade e inovação, frisa a secretaria de Estado do Turismo.