Portugal e Espanha juntos na promoção turística em mercados distantes

O Centro de Portugal, o Alentejo e a Estremadura anunciaram ontem, na abertura da Fitur – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que vão reforçar a cooperação na área do turismo para aumentarem a sua influência nos mercados norte-americano e chinês.

O presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP) assumiu “plena satisfação” na apresentação da estratégia transfonteiriça, EUROACE 2018. “O reforço da cooperação trouxe-nos mais produto, mais marca e, seguramente, mais competitividade”, afirmou Pedro Machado, que sublinhou: “Prova disso é que estas regiões são as que mais crescem em hóspedes e dormidas na Península Ibérica”.

Esta parceria contempla, de acordo com o presidente do TCP, “um reforço da atratividade e competitividade das nossas regiões”. Ao mesmo tempo, está também assegurada “capacidade de internacionalização”, refere, acrescentando que, “cada vez mais, estamos num equilíbrio entre aquilo que é a procura interna e de mercados internacionais”, como a China ou os Estados Unidos da América.

Com produtos fortes envolvidos na estratégia, Pedro Machado considera que existe “mais capacidade para fazermos aquilo que é o turismo para o nosso país e para as nossas regiões”. “Uma âncora fortíssima de desenvolvimento”, frisa.

Também presente, o ministro da Economia congratulou-se pela iniciativa que, reconhece: “Faz-nos mais fortes e em especial nos mercados longínquos em que, hoje, Portugal e Espanha se afirmam”. “Se estamos a crescer bem, temos de crescer melhor e em conjunto”, concluiu.

Para este ano, estão agendadas presenças da eurorregião em Xangai, na China (maio), e nos Estados Unidos da América. Por último, em Bruxelas, a aposta será de promover o turismo gastronómico.