Portugal e Espanha unem esforços para promoção em mercados emergentes

O Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, e a Secretária de Estado do Turismo Espanhola, Isabel Maria Borrego Cortés, assinaram ontem um acordo de colaboração que visa unir os esforços dos dois países para a promoção junto de mercados intercontinentais emergentes, como os Estados Unidos da América, Canadá, China, Japão e Coreia do Sul, que são turistas que habitualmente, ao visitar a Europa, aproveitam para conhecer vários países. &A concretização de um acordo de cooperação assinado em 2006, que, de acordo com a SET espanhola cumpre “uma tentativa da administração espanhola para diversificar mercados, através de uma economia de escala”, aproveitando os recordes do sector do turismo, para captar mercados emergentes de grande potencial. &Numa primeira fase, uma vez que este é um plano de acção conjunta que surge em Abril, numa altura em que ambos países já têm o seu ano turístico planeado, foram apenas identificados os mercados onde se promover e os produtos turísticos a promover, como o turismo de cidade, de natureza, cultural e gastronómico, usufruindo de um período favorável para mostrar a qualidade dos destinos. No próximo ano será então definido um novo plano de acção. “O plano este ano incidirá exclusivamente em visitas de imprensa e de familiarização do trade. Quer um instrumento, quer o outro, protegem a identidade dos nossos países, a singularidade dos nossos destinos e permitem criar a cooperação e escala necessárias”, revelou Adolfo Mesquita Nunes. Contudo, apesar o contacto mais estreito que está a ser promovido entre ambos os países a ideia não é promover a Península Ibérica, mas, sim, Portugal e Espanha, como o SET fez questão de ressalvar. &Este protocolo não tem um investimento específico alocado, pelo que está limitado à partilha dos custos previstos nos orçamentos de cada país para a promoção. Adolfo Mesquita Nunes afirmou ainda que as fam e press trips já estão planeadas, estando o Turismo de Portugal e o Turismo de Espanha a ver onde é possível coordenar os planos de promoção já existentes.&Por Rita Bernardo