Portugal é o 12.º país que os mochileiros mais visitaram em 2015 no mundo

O Hostelworld, o maior site de reservas de hostels do mundo, revela os 20 países que mais receberam mochileiros no ano que agora terminou. Portugal consegue um lugar nesta lista dourada de destinos ocupando o 12.º lugar.

Em Portugal, é Lisboa o destino favorito dos mochileiros que procuram aventura e novas experiências. A capital portuguesa está na 13.ª posição na lista de destinos com mais reservas de hostels. Alemães e americanos são quem mais reservas fazem por estas bandas, seguidos por australianos, canadianos, franceses e brasileiros. A capital portuguesa é um destino de topo para forasteiros, mas também para portugueses. Lisboa é o segundo destino preferido dos portugueses e o Porto o terceiro. Londres, no primeiro lugar deste ranking, continua a ser a cidade pela qual os portugueses estão apaixonados. No quarto e quinto lugar da lista estão Amesterdão e Barcelona, respectivamente.

O Porto também apresenta resultados positivos para o Turismo nacional com um crescimento de 12,5% nas reservas em hostels. 2015 foi o ano em que a cidade do Porto entrou no Top40 dos destinos mundiais, ocupando a 36.ª posição. Uma subida de cinco lugares. A Invicta deixa para trás cidades como São Francisco (40.º) ou Estocolmo (47.º).

Há também outra cidade portuguesa em evidência: Lagos. A cidade algarvia ocupa o posto 95, seis posições a cima do 101.º lugar ocupado em 2014. Os amantes de alojamento low cost preferiram em 2015 Lagos a cidades como Glasgow (101.º), Marselha (102.º), Chicago (105.º) ou Oslo (115.º).

Dos dados agora revelados fica também a saber-se que há ainda uma lista de países sensação que se destacam positivamente por serem os que mais cresceram percentualmente em 2015. Estes países fazem, cada vez mais, parte da lista de destinos de eleição de mochileiros de todo o mundo. De entre as surpresas estão Myanmar (com um crescimento de reservas de hostels de 203% comparando com 2014), Belize (com um crescimento de 124% de reservas), Filipinas (mais 73%), Indonésia (com um crescimento de 72%) e no quinto lugar deste ranking o Sri Lanka com um impressionante crescimento de 63%.

A nível mundial, a primeira semana de 2016 demonstrou que Londres subiu temporariamente ao primeiro posto de destinos com mais reserva de hostels, mas também Amesterdão, Banguecoque, Berlim e Sidney já disputam um lugar no pódio deste ranking.

Para Otto Rosenberger, director de marketing do Hostelworld, “os viajantes Millennial gostam de sentir o pulso às últimas tendências quando é hora de escolher o destino da próxima viagem”.