Portugal é o melhor destino europeu segundo os World Travel Awards

Portugal ganhou, pela primeira vez, o prémio de melhor destino, dos World Travel Awards, os mais prestigiados prémios de turismo, que este ano decorreram em São Petersburgo, na Rússia. “É uma honra e um grande orgulho”, afirma a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que esteve presente na cerimónia. “Pela primeira vez ganhamos este prémio, de melhor destino nacional, o que mostra que todo o país é um ativo incrível e motivo de visita”, salienta destacando ainda que “este prémio resulta do empenho de todos em tornar Portugal um destino turístico de excelência, com uma diversidade de oferta única e que se estende por todo o território. Ser o país a ganhar este prémio é um claro indício de que estamos no bom caminho, aquele que mostra a diversidade que temos para oferecer, de norte a sul, do litoral ao interior”.

De destacar que Portugal levou a melhor sobre países como Áustria, Reino Unido, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Turquia, os outros nomeados para esta categoria.

De salientar que Portugal é o país que mais prémios recebe, com 30% do total.

Ana Mendes Godinho reconhece a importância destes prémios acentuando que os mesmos “trazem a responsabilidade acrescida de continuarmos, sempre, a qualificar os nossos destinos, a nossa oferta, os nossos recursos humanos e a inovar de forma a garantir que estamos à altura das exigências de uma procura cada vez mais sofisticada e exigente”.

Ao prémio de Europe’s leading destination juntam-se mais 36, entre ele o de melhor organismo europeu oficial de turismo atribuído, pela quarta vez consecutiva, ao Turismo de Portugal. Portugal conquista assim 37 dos Óscares do Turismo, mais 13 do que no ano passado.

Luís Araújo

De acordo com Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, “para um organismo que tem apenas 10 anos, receber este prémio pela quarta vez consecutiva é um enorme motivo de orgulho. Se o Turismo de Portugal goza, hoje, de uma notoriedade e reputação inigualáveis, é devido a todos quantos, diariamente, se esforçam para ultrapassar desafios e superar recordes, tendo em mente um objetivo comum: liderar o turismo do futuro. É a eles, aos colaboradores, que devemos este prémio”, afirma o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo. “Este é, sem dúvida, também um reconhecimento da nossa estratégia turística e dos bons resultados que, ano após ano, o setor tem vindo a alcançar. Não é por acaso que o exemplo português é já considerado um case study internacional», acrescenta.