Portugal é o nono país que mais cresceu em número de turistas na Alemanha

No último ano, a Alemanha contabilizou 83,9 milhões de dormidas turísticas, valor que corresponde a um crescimento de 3,6% face ao ano anterior. A tendência positiva, que se mantém há oito anos consecutivos, continuou nos primeiros meses de 2018, com um aumento de 5,2% nas dormidas durante os meses de janeiro e fevereiro.

Os dados estatísticos sobre o turismo na Alemanha foram revelados pela diretora executiva do Turismo no país, Petra Hedorfer, durante a conferência de imprensa da 44º edição do Germany Travel Mart 2018 (GTM 2018), que decorreu de 6 a 8 de maio, em Dresden.

De acordo com a responsável, o turismo na Alemanha deverá crescer este ano entre 3% a 4%. “O destino Alemanha tem registado um rápido crescimento, por isso esperamos crescer este ano entre 3% e 4%. Até agora temos sido precisos nas nossas previsões”, sublinhou.

Portugal entre os países que mais contribuíram para o turismo na Alemanha
Em relação aos mercados que mais têm contribuído para o turismo no país, Portugal surge em 9º lugar da lista de países europeus que mais turistas levou à Alemanha.

Segundo as estatísticas, os turistas portugueses foram responsáveis por mais de 53 mil dormidas, o que representa uma subida de 13,5%. No cômputo geral, a Europa registou um aumento de 1,6 milhões de turistas, com destaque para países como a Rússia e a Polónia, que tiveram um peso significativo no aumento do número de dormidas.

Nos principais mercados do destino, a Holanda e a Suíça continuam a manter as posições cimeiras do ranking. De acordo com Petra Hedorfer, em 2017, a Holanda representou mais de 11 milhões de dormidas, seguindo-se a Suíça com 6,7 milhões de dormidas. Fora da Europa, são os Estados Unidos que se destacam no conjunto dos mercados, com 6,2 milhões de dormidas, mais 8,8% face ao ano anterior.

Durante a conferência de imprensa, a diretora executiva do Turismo na Alemanha revelou ainda os países que mais gastaram durante as suas estadias. No mercados europeus, a Polónia ocupa a primeira posição, com um total de 5,4 mil milhões de euros gastos. Nos mercados de longo curso, são os Estados Unidos que mais gastos realizaram na Alemanha, ao todo 6,3 mil milhões de euros.

Estratégia para o turismo até 2020
Em 2018, a Alemanha tem como principal objetivo promover a gastronomia do país, uma campanha de promoção realçada por Petra Hedorfer durante o GTM 2018, que falou dos vários eventos em curso promovidos pelo turismo alemão.

Por sua vez, em 2019, o país irá assinalar o centenário da escola de Bauhaus, que será o foco promocional do turismo de cultura na Alemanha e do movimento de design iniciado em 1919 por Walter Gropius. Por fim, já em 2020, a Alemanha prepara-se para comemorar o 250.º aniversário do compositor Ludwig van Beethoven.