“Portugal é um dos melhores destinos representados na Fitur”

Arranca hoje, em Madrid, prolongando-se até 26 de janeiro, mais uma edição da Fitur. E, mais uma vez mais, a Ambitur marca presença. Os 40 anos da Fitur, uma das maiores feiras de turismo da Europa, são marcados por um sucessivo crescimento em termos de espaço, profissionalização, internacionalização e inovação, considerados pela diretora do evento, María Valcarce, os seus pilares.

María Valcarce

Em entrevista à Ambitur, a diretora da Fitur avança que em 2019 ano o evento recebeu mais de 253 mil visitantes e 10.487 empresas de 165 países, o que representa um crescimento de 2,5%. “Foi um evento muito bem sucedido, que excedeu as expectativas tanto dos expositores como dos visitantes”, afirma.

Em 2020 a Fitur “continua a crescer” ocupando um novo hall da IFEMA, além da Ásia-Pacífico e de África terem pela primeira vez os seus próprios salões, e são esperados cerca de 900 expositores, mais de 10 mil empresas participantes, e cerca de 145 mil profissionais do setor num total de 255 mil visitantes.

A 40.ª edição da Fitur está a ser promovida como a “mais profissional e internacional” da sua história, na medida em que “sediaremos vários eventos B2B para reforçar esse foco em negócios e na eficiência das reuniões profissionais na feira” através das áreas Fitur MICE e Fitur B2B Match. Uma das novidades é a Fitur Talent para promover o “talento” de profissionais do setor junto de empresas que estão em processo de recrutamento.

O destino convidado desta edição é a Coreia do Sul, no ano em que Espanha celebra 70 anos de relações diplomáticas com o país, pelo que é “uma boa altura para promover o destino na Fitur”, explica María Valcarce. Para si, a “Coreia do Sul é um país com um grande potencial de crescimento turístico”, capaz de oferecer “uma experiência sem paralelo”.

Portugal, um dos stands mais populares
Sobre a presença de Portugal na Fitur, María Valcarce não tem dúvidas: O país é “um dos melhores destinos turísticos representados na Fitur” além do seu stand ser “um dos mais bem-sucedidos e populares todos os anos”. Segundo a responsável, o stand português oferece grandes “oportunidades” e os “turistas espanhóis apreciam a sua participação” no certame. Este ano, Portugal faz-se representar na Fitur por cerca de 130 empresas nacionais.

A relação entre Portugal e Espanha baseia-se numa “história e cultura comuns”, no “afeto mútuo que nos une” e no “respeito pelo que nos diferencia”, defende a diretora da Fitur, que acrescenta que “os espanhóis sentem uma enorme proximidade e amizade com Portugal e estou certa que o estreitamento da nossa relação tem muito para oferecer a ambos os países”.

María Valcarce não poupa elogios a Portugal, considerando que “é um país irmão onde existem novas maravilhas por descobrir cada vez que o visito, onde me sinto sempre bem-vinda e estou sempre à espera de voltar”.