Portugal eleito para o conselho executivo da Organização Mundial do Turismo

Portugal venceu, em Medellín, na Colômbia, a eleição para o conselho executivo da Organização Mundial do Turismo no âmbito da 21ª Assembleia-Geral desta organização internacional especializada das Nações Unidas, avança o Ministério da Economia. “O facto de Portugal ter sido eleito com o maior número de votos – 29 votos em 33 possíveis, num sufrágio muito renhido e competitivo para o órgão máximo desta que é a instituição internacional no domínio do turismo – é motivo de grande orgulho e regozijo”, lê-se em comunicado do Governo.

António Pires de Lima, ministro da Economia, considera que “esta eleição – que resulta de um intenso trabalho desenvolvido pelo secretário de Estado do Turismo, em coordenação com o Turismo de Portugal e com um importante apoio da nossa diplomacia – confirma que Portugal é tido como referência crescente no que respeita ao turismo, graças à vitalidade e ao dinamismo de todo o setor, dos empresários, dos hoteleiros, dos operadores, dos trabalhadores, enfim, de todos os que têm contribuído, ano após ano, para afirmar Portugal como uma potência turística com expressão mundial”.

Entre os anos de 2010 e 2014 as receitas turísticas cresceram 37%. Em 2015 estão a crescer mais 13%. Em 2014 Portugal cresceu três vezes mais que Espanha em número de hóspedes e quatro vezes mais em número de dormidas, e acima da média dos países do mediterrâneo, da média europeia e da média mundial, o que permitiu ao país conquistar quota de mercado em diversas geografias.

Esta eleição vem “confirmar a importância do trabalho público que tem vindo a ser desenvolvido, designadamente pelo Turismo de Portugal, trabalho que foi alvo de distinção muito recentemente com o Óscar de melhor autoridade pública de turismo da Europa”. “Recorde-se que essa foi uma das 14 distinções que o nosso país mereceu por ocasião da atribuição recente dos World Travel Awards”, conclui.