“Portugal Events” foi reativado com 10 M€ em apoios para 2023 e 2024

O Turismo de Portugal abriu inscrições, esta quarta-feira, para o novo programa “Portugal Events”, que foi suspenso após terem sido esgotadas as verbas anuais de cinco milhões de euros, há quase um ano. O novo sistema de incentivos vai distribuir mais 10 milhões de euros em apoios a eventos que, pela sua escala, sejam catalisadores da atração de turistas e valorizem, em simultâneo, os ativos e recursos de Portugal e das regiões.

O programa aplica-se a todo o território nacional e, segundo avança a comunicação do Ministério da Economia e do Mar, a sua dotação total será repartida em duas partes iguais, por 2023 e 2024.

De acordo com o regulamento do “Portugal Events”, os apoios destinar-se-ão “a eventos que, pelo seu posicionamento e notoriedade, contribuam para a criação de dinâmicas territoriais, diversificação da experiência turística e consequente dispersão no espaço e no tempo, potenciem a dinamização das economias locais, particularmente nos territórios de baixa densidade, ou favoreçam a projeção internacional do país e das suas regiões”.

Sobre este último aspeto, relacionado com a valorização territorial, o Turismo de Portugal terá em consideração “uma clara discriminação positiva” das candidaturas que promovam eventos no Interior do país.

São ainda enquadráveis, nos critérios do regulamento, eventos associativos ou corporativos, bem como outros que estejam associados ao desenvolvimento de produtos turísticos estratégicos – ou “Eventos Turísticos Estratégicos”. Para este último tipo de evento, o apoio financeiro do sistema de incentivos terá um limite máximo de 250 mil euros.

Nos restantes casos elegíveis, o apoio máximo a conceder pelo Turismo de Portugal será de 50 mil euros, podendo ainda acrescer, uma majoração de 25% para os eventos que se realizem em territórios de baixa densidade.

As candidaturas para os apoios do “Portugal Events” estão abertas desde quarta-feira, 12 de março, devendo ser apresentadas “através de formulário próprio disponível no Sistema de Gestão de Projetos de Investimento” do Turismo de Portugal. Para os eventos que decorrerem em 2024, as candidaturas poderão ser submetidas a partir de 1 de setembro deste ano.